A Câmara de Araçatuba aprovou, nesta segunda-feira (7), durante a 22ª sessão ordinária, um projeto de lei que quer proibir a prática de malabares por artistas, profissionais ou não, que utilizem, portem ou manuseiem facas, facões ou objetos perfurocortantes e substâncias inflamáveis em suas apresentações de rua no município.
A proposta, de autoria do vereador Nelsinho Bombeiro (PV), estabelece que normas complementares poderão ser objeto de decreto regulamentador.
A justificativa cita o texto constitucional, destacando o papel do poder público em proteger, apoiar e valorizar as manifestações culturais. Ao mesmo tempo, contudo, a matéria menciona que é “necessária a intervenção do poder público municipal na ordenação do espaço público urbano, de modo a garantir a segurança dos munícipes”, informa o texto. “Não somos contra os artistas de rua ou malabares, mas houve ocorrências em semáforos e a ideia é retirar esses instrumentos que oferecem riscos nas ruas”, afirmou o autor.
CAMPANHA “NÃO É NÃO”
Outra matéria aceita na sessão é o projeto de lei que cria a campanha permanente “Não é não” para enfrentamento ao assédio e à violência sexual no município de Araçatuba. A proposição é de iniciativa da vereadora Regininha (Avante).
Um projeto de decreto legislativo aceito, proposto pelos vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) e Cristina Munhoz (União Brasil), vai conceder o Título de Cidadão Araçatubense ao senhor Sérgio França Martins pelos relevantes serviços prestados ao município nas áreas empresarial e social.
O colegiado também aceitou o projeto de lei, de autoria do vereador Dr. Alceu (PSDB), que denomina Julia Maria Lemos Minassion a Rua 5 do Loteamento Paquerê.
MESA DIRETORA
Os outros três itens aprovados são de autoria da Mesa Diretora do Legislativo. Em regime de urgência, tiveram a aceitação do Plenário as propostas que reorganizam a estrutura organizacional e administrativa da Câmara de Araçatuba e dispõem sobre a remuneração e o desenvolvimento da carreira dos servidores do Legislativo araçatubense.
Também recebeu a aceitação dos parlamentares o projeto de resolução da Mesa que estabelece a competência da Mesa Diretora para tratar da estrutura que integra a Secretaria Administrativa da Câmara, assim como a criação, a extinção e a alteração de cargos por meio de projeto de resolução ou ato, de acordo com o assunto tratado.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe