23/05/2023 • 10:37:12

Projeto de alimentação saudável desenvolvido em escola de Rio Preto está entre os melhores do Brasil

DA REDAÇÃO



O projeto de Educação Alimentar coordenado pela nutricionista da secretaria de Educação de São José do Rio Preto (SP), Ednéia Margareth de Azevedo da Silva, está entre os cinco melhores do Brasil e recebeu a premiação na terça-feira, dia 23, em Brasília (DF).

Um dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal foi inscrito no projeto lançado durante a 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, que aconteceu no ano passado.

Na proposta, os temas deveriam ser desenvolvidos com alunos e os resultados inscritos no concurso. O projeto ganhador pertence ao tema “Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)” e contou com o desenvolvimento de duas receitas com alunos de Primeira e Segunda Etapas (4 e 5 anos) da Escola Municipal Professora Elvira de Guzzi Ribeiro, o Inhaminho de Morango, uma adaptação da receita de Inhame com manga, e o Pão de Mandioquinha.

De acordo com a nutricionista Ednéia, o projeto foi desenvolvido ao longo de todo o ano e este tema foi um dos que mais agradou as crianças. “Iniciamos o trabalho apresentando os alimentos in natura. Eles observaram, manusearam e fizeram várias perguntas. Depois iniciamos o desenvolvimento das receitas e o resultado foi muito satisfatório”, diz a nutricionista.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as gestoras e as professoras das turmas, que mantiveram as propostas durante todo o ano, incentivando o processo de alimentação saudável não só na escola, mas em casa também. Além disso, incentivar a alimentação saudável está dentro dos eixos temáticos do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), segurança alimentar e ações de garantia de políticas públicas para crianças e adolescentes.

A repercussão do projeto foi tão grande que as mães das crianças solicitaram as receitas, principalmente do inhaminho, para que pudessem fazer em casa. Prova do sucesso alcançado, conforme a professora Daniela Cristina Garcia de Souza, que fez parte do projeto. “Nosso objetivo maior é fazer com que as crianças se conscientizem da importância de uma boa alimentação para nosso organismo. E quando recebemos o retorno das famílias, que as crianças estão pedindo para incluírem frutas e legumes no cardápio em casa, sabemos que estamos chegando lá”, comemora.

A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, afirma que o trabalho de alimentação saudável faz parte da proposta pedagógica de todas as escolas. “Temos uma nutricionista que desenvolve diversos programas junto às unidades escolares. São ações eficazes que garantem avanços significativos de melhora no paladar e nas rotinas diárias”, diz.

O registro do projeto desenvolvido foi selecionado entre os três melhores do Brasil e será publicado no livro digital organizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, juntamente com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

O lançamento e a premiação acontecem durante o “2º Congresso Internacional de Alimentação Escolar: Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional”, em Brasília (DF), com profissionais de todo o país. 
 

SBT está no Top 5 da lista dos conteúdos com 'mais horas assistidas' da Netflix em 2023

Comissão do Senado deve apresentar regras para uso de inteligência artificial em maio

Rosamaria quer usar Liga das Nações para seleção 'se fortalecer' na busca por ouro olímpico

Ivete Sangalo conta a verdade sobre "crise de ciúmes" no palco; assista e relembre

Rihanna manda recado para brasileiros em vídeo com Camilla de Lucas; assista

Ônibus com estudantes de escola estadual tomba em rodovia de Fernandópolis

Ex-presidente do Uruguai José Mujica anuncia diagnóstico de tumor no esôfago

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Mulher que teria inspirado personagem de 'Bebê Rena' alega ser a 'vítima'

Pela primeira vez desde a pandemia, saúde é a principal preocupação dos brasileiros, revela estudo

Com surto de gripe aviária em vacas nos EUA, OMS emite alerta sobre consumo de leite fresco

Casal é achado morto dentro de veículo

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados