27/09/2024 • 16:14:35

Projeto de poesia no Centro de Ressocialização Feminino de Rio Preto vira livro

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O projeto "Poesia Libertária", que nasceu a partir de oficinas de poesia realizadas no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto, está sendo transformado em um livro. A iniciativa, conduzida pela professora Lude Elim de Queiroz Borges, tem como objetivo dar voz às internas da unidade prisional, permitindo que elas expressem suas experiências e sentimentos por meio da poesia.

O projeto começou com o trabalho educacional da professora Lude Elim durante o período em que lecionou no CRF e foi reforçado por duas oficinas de poesia promovidas com apoio das Leis Aldir Blanc e Nelson Seixas. As oficinas contaram com a participação de 15 reeducandas, selecionadas pela unidade, e, ao ver a dedicação das alunas, Lude buscou formas de transformar o trabalho em uma obra literária.

Com o desdobramento do projeto, foram selecionadas 10 internas para compor a antologia, além de 10 poetas de Rio Preto, abordando temas como prisão e liberdade de forma metafórica.

A obra, intitulada "Poesia Libertária", foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e publicada pela Editora Esperançar!. O livro tem 92 páginas e classificação indicativa a partir de 14 anos, com ilustrações de Anna Cláudia Magalhães.

O lançamento ocorrerá no sábado (28/09), na Praça de Eventos 4 do Rio Preto Shopping, em parceria com a livraria Empório Cultural. O evento contará com declamações de poesias ao vivo e intérpretes de Libras. Além disso, um audiolivro foi produzido no Estúdio Áudio Fenix, sob a direção sonora de Ly Sarkis.

Segundo Lude, o objetivo principal do projeto é fazer com que as vozes dessas mulheres sejam ouvidas, lidas e compreendidas. Durante as oficinas, as alunas foram incentivadas a explorar diferentes estilos de poesia, dos clássicos aos contemporâneos, escrevendo em formas estruturadas, como sonetos, ou de maneira mais livre. "Elas foram instigadas a desenvolver a escrita e criar seus próprios poemas", explica a professora.

A iniciativa foi composta exclusivamente por mulheres, promovendo reflexões sobre igualdade de gênero e a luta pela liberdade feminina além das grades. "A maior transformação foi vê-las acreditando em seu potencial e na capacidade de criar algo verdadeiro. A escrita e a poesia mostraram que é possível se libertar", comenta Lude com orgulho.

As participantes foram selecionadas pela Unidade Prisional com base em seu desempenho durante o cumprimento da pena. Oito das reeducandas já foram libertadas, e duas ainda permanecem no CRF.

SERVIÇO:
Lançamento do livro: "Poesia Libertária"
Data: 28/09
Horário: 19h
Local: Rio Preto Shopping - Praça de Eventos 04 (próximo ao cinema)
Editora: Esperançar!


Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados