Dois projetos de recuperação ambiental do córrego Piedadinha, em São José do Rio Preto, foram selecionados para a final do concurso Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, criado pela organização WWF-Brasil.
As iniciativas são coordenadas pela escola estadual Professora Alzira Valle Rolemberg e têm apoio e ações em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo e Serviços Gerais e do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
A escola participa do concurso com os projetos “Água: Fonte da Vida!” e “Salvando o Nosso Córrego Piedadinha!”, tanto na categoria Comissão Julgadora como na de Voto Popular, com participação aberta: qualquer pessoa pode conhecer os finalistas e votar em até duas propostas pelo site.
Ações municipais
O córrego Piedadinha tem três quilômetros de extensão e deságua no rio Preto. Sua nascente fica entre as pistas da avenida Antônio Marcos de Oliveira, no limiar dos bairros Jardim das Oliveiras e Maria Lucia. O trabalho de recuperação ambiental teve início em 2022, com a limpeza da cabeceira do córrego, até então prejudicado pelo descarte irregular de lixo e pelo rompimento de dutos de canalização.
A Prefeitura também viabilizou o plantio de 600 mudas de árvores nativas para recompor a mata ciliar e proteger a nascente, a partir de dezembro do último ano. Já em 2023, foram realizadas obras para contenção de erosão e recomposição de galerias.
Realizadores
Os dois projetos da escola Alzira Valle Rolemberg têm orientação da professora Sandra Zanatta Rodrigues Galavotti. Para conhecer melhor as iniciativas e votar, basta acessar o site do concurso Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, pelo endereço restauranatureza.org.br/votacao-popular.
PROJETOS:
“Água: Fonte da Vida!”
“Salvando o Nosso Córrego Piedadinha!”
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe