06/06/2025 • 13:48:23

Prova Paulista do 2º bimestre tem questões de orientação de estudos e seletiva para olimpíada de língua portuguesa

AGÊNCIA SP



A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica, a partir da próxima segunda-feira (9), a edição do segundo bimestre da Prova Paulista. Até o dia 16 de junho, estudantes matriculados em classes regulares do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio terão os conhecimentos e habilidades avaliados.

A segunda Prova Paulista de 2025 prevê os conteúdos abordados ao longo do 2º bimestre. Todas as provas serão em formato digital, o que diminui o prazo de apuração e consolidação dos dados. Os resultados das provas começarão a ser divulgados internamente a partir de 10 de junho, conforme a conclusão das avaliações. 

“Os resultados da Prova Paulista apoiam os professores na identificação mais precisa dos conteúdos mais e menos assimilados pelos estudantes ao longo do bimestre”, explica o coordenador de avaliações da Secretaria da Educação, João Pinhata.

APLICAÇÃO

São dois dias de aplicação de provas para cada ano/série. O primeiro é dedicado a questões de língua portuguesa e ciências humanas e o segundo, a matemática e ciências da natureza. Desta vez, os itens das disciplinas de orientação de estudo de língua portuguesa e matemática, componentes dos currículos do 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, também serão incluídos na Prova Paulista.

O calendário foi organizado pela Seduc-SP para garantir que todos os estudantes, em diferentes cidades e regiões, façam as provas no mesmo dia. As unidades, porém, têm autonomia para definir os horários conforme o período de aula de cada turma. Para isso, cada aplicador gera um token (código de segurança) para validar o início da avaliação de cada estudante na plataforma Sala do Futuro.

No caso de feriado municipal ou em caso de ausência do estudante, a escola pode utilizar os dias 17 e 18 de junho para repescagem.

AVALIAÇÃO

A Prova Paulista é uma avaliação diagnóstica aplicada no 1º, 2º e 3º bimestre. No entanto, escolas e professores podem utilizar até 30% do resultado da prova para compor a nota do boletim bimestral de cada  disciplina avaliada. 

A avaliação também será seletiva para a primeira edição da Olimpíada Interpreta SP (Olisp), marcada para agosto. Os 30% dos estudantes, de acordo com o ano/série e o município, que tiverem as maiores pontuações nas questões de língua portuguesa serão classificados para a fase II.

Na Olisp, os alunos serão desafiados a resolver questões ligadas à compreensão de diferentes linguagens e gêneros textuais. O nível de dificuldade de cada item varia de acordo com o ano ou série do aluno. O regulamento completo está publicado no site da olimpíada: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/olisp.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados