14/06/2023 • 11:40:25

PSD anuncia apoio à indicação de Cristiano Zanin ao STF

ESTADÃO CONTEÚDO



O senador Otto Alencar (PSD-BA), líder do bloco formado por PT, PSB, PSD e Rede, anunciou nesta terça-feira, 13, que a bancada do PSD no Senado vai apoiar a indicação do advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O partido tem o maior número de cadeiras na Casa, com 15 dos 81 senadores, e o bloco Resistência Democrática tem ao todo 28 parlamentares. Zanin precisa, no mínimo, de 41 votos favoráveis.

"A bancada presente fechou questão em apoio a Zanin ao STF", disse Alencar. Segundo ele, os parlamentares do PSD fizeram questionamentos ao advogado durante encontro com 13 dos 15 integrantes da bancada. O senador destacou que a colega Mara Gabrilli (PSD-SP), que é crítica a Lula e participou da reunião remotamente, também se posicionou favorável ao nome escolhido pelo presidente.

Nesta segunda-feira, 12, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), informaram que a sabatina de Zanin no colegiado será no dia 21 de junho, quarta-feira da semana que vem. O relator da nomeação na CCJ será Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Após a sabatina e votação na CCJ, aprovado ou não, o nome do advogado será submetido ao plenário da Casa. Ele precisa de ao menos 41 votos dos 81 senadores.

Como mostrou a Coluna do Estadão, Zanin iniciou logo cedo, nesta terça-feira, 13, o "beija-mão" dos parlamentares em busca de apoio. Chegou ao prédio às 9h da manhã, foi ao gabinete do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), passou direto pela sala do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato e seu opositor mais ferrenho no Congresso, e seguiu para o gabinete de Lucas Barreto (PSD-AP).

Apoio evangélico

Na última semana, na corrida para desfazer eventuais resistências a seu nome, Zanin participou de diversas conversas com representantes da bancada evangélica. Ele tem dito a religiosos que decisões sobre pautas conservadoras, como aborto e drogas, caras ao segmento, cabem ao Congresso. E se comprometeu a atuar contra iniciativas da Corte que impliquem, na prática, "legislar" sobre esses temas. O advogado busca se desvencilhar da pauta progressista do Partido dos Trabalhadores

Zanin já se encontrou com o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), um dos principais atores religiosos do Congresso, e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), segundo-vice-presidente da Câmara e ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Como mostrou o Estadão, de acordo com relatos, o advogado tem pedido que os líderes atuem como "pontes" com o segmento religioso.

Nessa peregrinação, Zanin também encontrou portas fechadas. A ex-ministra do governo Bolsonaro e senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que é pastora evangélica, declarou que só falará com o candidato "se for mesmo necessário". E disse que vai orar para que Zanin a surpreenda.

Na prática, a aprovação de Zanin é dada como certa. Os presidentes do Senado e da CCJ, por exemplo, já elogiaram a escolha de Lula, que tem na Casa uma base de apoio mais consistente do que na Câmara. Nesta quarta-feira, 14, o advogado se reúne com a bancada do MDB.

Lesionada, Julia Kudiess desfalcará seleção de vôlei na Olimpíada

Acidente grave mata três pessoas da mesma família na região de Jales

Estado confirma seis mortes por Chikungunya na região de Rio Preto

Ingressos para a quarta solidária do Rodeo Country Bulls já estão à venda

Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas em rodovia de Catanduva

Motorista fica preso em ferragens após bater carro em avenida de Rio Preto

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Acidente envolvendo quatro veículos causa duas mortes e deixa jovem em estado grave

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Rio Preto recebe Laboratório de Criação de Cinema do Interior

RS anuncia R$ 12 bilhões para reconstruir o Estado após as chuvas

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados