Depois de dias frios na cidade de São Paulo, as temperaturas voltam a subir gradativamente no decorrer desta semana, assim como em outros municípios da região Sudeste e Sul do País. No Nordeste, a infiltração marítima provoca o aumento das nuvens de chuva sobre o leste e sul da Bahia, de acordo com a Climatempo.
O ar quente e úmido ainda sobre parte da região Norte também impacta em chuva com intensidade moderada e forte desde o norte do Amazonas até o Amapá. No Centro-Oeste, predomina a baixa umidade do ar e o calor.
Região Sudeste
Em grande parte da região, a manhã desta segunda-feira registrou temperaturas baixas.
Em São Paulo, a semana começou com muita nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 14°C durante a madrugada, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) mantém o estado de atenção para baixas temperaturas em toda a capital paulista.
Ao longo da segunda-feira, o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. A máximas pode chegar aos 24°C, enquanto os índices de umidade devem atingir valores próximos aos 40% nas horas mais quentes do dia, conforme o CGE. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.
Ao longo da semana, o ar seco ganha força, o que vai provocar dias ensolarados com grande amplitude térmica e redução dos índices de umidade.
Na terça-feira, 1º, o dia ainda deve começar com variação de nuvens e temperaturas baixas, mas o sol volta a predominar e diminui a sensação de frio no decorrer do dia.
Na capital paulista, os termômetros devem marcar máxima de 28ºC a partir de quarta-feira, 2. Até sexta-feira, 4, não há expectativa de chuva na cidade.
Conforme a Climatempo, o dia começou com nevoeiro no sul de Minas e em parte do leste de São Paulo. "Dia começando nublado e com chance de chuva fraca no litoral norte do Rio de Janeiro", projeta a empresa brasileira de meteorologia. No Espírito Santo, permanece a nebulosidade, mas há expectativa de pouca chuva ao longo do dia. As capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte seguem com tempo firme.
Previsão do tempo para São Paulo nos próximos dias:
Segunda-feira: 14ºC a 24ºC;
Terça-feira: 13ºC a 25ºC;
Quarta-feira: 13ºC a 28ºC;
Quinta-feira: 13ºC a 28ºC;
Sexta-feira: 15ºC a 27ºC.
Região Centro-Oeste
Segundo a Climatempo, a alta pressão ainda impede a formação de nuvens de chuva sobre a região. Dia de sol, tempo aberto em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e temperaturas em elevação à tarde. "Expectativa de calor em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso e a umidade relativa do ar segue em atenção em grande parte do Centro-Oeste, com registro abaixo de 30%; podendo ainda atingir índices inferiores a 20% em alguns municípios.
Atenção para baixa umidade do ar, conforme a Climatempo:
Entre 21 e 30% - estado de atenção;
Entre 12 e 20% - estado de alerta;
Abaixo de 12% - estado de emergência.
"As complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas estão entre os problemas mais recorrentes, além de sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos", alerta a empresa de meteorologia.
Cuidados a serem tomados:
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h.
Umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.
Ingerir muita água.
Usar soro fisiológico nas narinas.
Manter alimentação saudável.
Região Nordeste
De acordo com a Climatempo, a circulação dos ventos e a infiltração marítima deixa o tempo mais instável neste começo de semana, desde o litoral de Alagoas até o sul da Bahia.
"O risco de transtornos aumenta devido à persistência da chuva sobre estas regiões. Pancadas passageiras em Natal, Fortaleza e Recife", acrescenta a empresa brasileira de meteorologia.
Região Norte
O ar quente e úmido favorece a incidência de nuvens de chuva à tarde sobre a faixa norte do Amazonas, oeste e litoral do Pará, em Roraima e no Amapá. "As demais áreas, continuam sob influência do ar seco", projeta a Climatempo.
Região Sul
O dia amanheceu com formação de geada sobre a região serrana de Santa Catarina. "Formação de nevoeiro no sul do estado catarinense, nordeste do Paraná e no oeste do Rio Grande do Sul", afirma a Climatempo.
Com a alta pressão impedindo a formação de nuvens de chuva, a segunda-feira permanece com tempo firme em toda a região, com a temperatura subindo um pouco mais no decorrer da tarde.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe