23/06/2023 • 15:53:36

Queima prescrita na Floresta Estadual do Noroeste Paulista começa segunda

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



Com o objetivo de proteger a fauna e a flora contra os incêndios florestais recorrentes no período de estiagem, na próxima segunda-feira (26), ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Instituto Florestal, realizará a primeira fase da queima prescrita na Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

A ação compõe planejamento estratégico do Governo do Estado contra incêndios florestais.

A técnica consiste na utilização do fogo, de forma controlada e supervisionada, para que as chamas consumam folhas, galhos secos e capim acumulado na superfície e adjacência das florestas, criando uma espécie de “acero negro”. O que diminui o material combustível, impedindo a propagação do fogo.

Com a chegada do período de estiagem e, consequentemente, a seca da vegetação, a incidência de incêndios florestais aumenta significativamente. A estratégia faz com que um incêndio iniciado às margens de uma mata não tenha material combustível, que é o mato seco, para atingir a parte mais densa da mata.

A segunda ação de queima prescrita está prevista para o dia 28 deste mês e a última etapa, para o dia 30, ainda a ser confirmada devido à questão meteorológica.

Durante as ações, sete agentes da Polícia Militar Ambiental, 19 homens do Corpo de Bombeiros, três agentes da Defesa Civil, uma equipe da Floresta Estadual Do Noroeste Paulista e uma equipe do Parque Estadual de Furnas do Bom Jesus e bombeiros civis vão trabalhar.

Em 2022 foi realizada a queima prescrita pela primeira vez pela área da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, resultando em zero foco de incêndio registrado na Floresta Estadual do Noroeste Paulista.

A pena para quem provoca incêndio em mata ou floresta é de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar Ambiental ou Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193.

Operação SP Sem Fogo 

A PM Ambiental disponibilizou 1,2 mil policiais e 560 viaturas para a operação neste ano, contando com o reforço dos 60 novos veículos entregues pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Além disso, também faz ações educativas por meio de palestras, oferta de mudas para plantio, recuperação ambiental e regeneração de áreas verdes.

Já o Corpo de Bombeiros, que atende em média 25 mil chamados relativos a incêndios no período de estiagem, conta com 4,5 mil integrantes na operação, além de 20 drones e 320 viaturas.

A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e de Segurança Pública com a Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. (Com Informações da Secretaria de Segurança Pública)

 

Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros

Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares

Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba

Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba

Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba

Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos

Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados