04/05/2023 • 08:51:48

"Naquele momento havia exigência de vacina", diz EUA sobre viagem de Bolsonaro

DA REDAÇÃO



O vice-porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, comentou, na quarta-feira (3), sobre a investigação envolvendo o cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O assessor afirmou que os registros são confidenciais, mas que na época em que o ex-mandatário visitou o país a imunização era obrigatória.

"Eu não vou entrar em discussão de casos específicos. O que posso dizer é que, naquele momento da história, havia uma exigência de ser vacinado para entrar nos Estados Unidos", disse Patel. Questionado se a Casa Branca ajudaria o Brasil na investigação do caso, o vice-porta-voz informou que ainda não estava ciente de nenhum pedido.

Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente em Brasília e no Rio de Janeiro. Segundo os agentes, há documentos que comprovam adulteração ideológica feitas em nome de Bolsonaro, de familiares, assessores e aliados para registro de vacinação contra a covid-19.

As inserções falsas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e possibilitaram a condição de imunizado para, possivelmente, burlar as restrições sanitárias vigentes no país e no exterior. Acredita-se que Bolsonaro, juntamente da esposa, filha, e do tenente-coronel Mauro Cid, preso na operação, tiveram os cartões de vacinas adulterados para viajarem aos Estados Unidos.

O ex-presidente, por sua vez, negou a adulteração e afirmou que nem ele ou a filha se vacinaram contra a covid-19. "Nunca me foi pedido cartão para entrar [nos Estados Unidos]. Não existe adulteração da minha parte, não tomei vacina", afirmou, acrescentando que apenas a esposa, Michelle Bolsonaro, recebeu o imunizante contra a doença.

(SBT News)

Lesionada, Julia Kudiess desfalcará seleção de vôlei na Olimpíada

Acidente grave mata três pessoas da mesma família na região de Jales

Estado confirma seis mortes por Chikungunya na região de Rio Preto

Ingressos para a quarta solidária do Rodeo Country Bulls já estão à venda

Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas em rodovia de Catanduva

Motorista fica preso em ferragens após bater carro em avenida de Rio Preto

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Acidente envolvendo quatro veículos causa duas mortes e deixa jovem em estado grave

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Rio Preto recebe Laboratório de Criação de Cinema do Interior

RS anuncia R$ 12 bilhões para reconstruir o Estado após as chuvas

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados