O vice-porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, comentou, na quarta-feira (3), sobre a investigação envolvendo o cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O assessor afirmou que os registros são confidenciais, mas que na época em que o ex-mandatário visitou o país a imunização era obrigatória.
"Eu não vou entrar em discussão de casos específicos. O que posso dizer é que, naquele momento da história, havia uma exigência de ser vacinado para entrar nos Estados Unidos", disse Patel. Questionado se a Casa Branca ajudaria o Brasil na investigação do caso, o vice-porta-voz informou que ainda não estava ciente de nenhum pedido.
Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente em Brasília e no Rio de Janeiro. Segundo os agentes, há documentos que comprovam adulteração ideológica feitas em nome de Bolsonaro, de familiares, assessores e aliados para registro de vacinação contra a covid-19.
As inserções falsas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e possibilitaram a condição de imunizado para, possivelmente, burlar as restrições sanitárias vigentes no país e no exterior. Acredita-se que Bolsonaro, juntamente da esposa, filha, e do tenente-coronel Mauro Cid, preso na operação, tiveram os cartões de vacinas adulterados para viajarem aos Estados Unidos.
O ex-presidente, por sua vez, negou a adulteração e afirmou que nem ele ou a filha se vacinaram contra a covid-19. "Nunca me foi pedido cartão para entrar [nos Estados Unidos]. Não existe adulteração da minha parte, não tomei vacina", afirmou, acrescentando que apenas a esposa, Michelle Bolsonaro, recebeu o imunizante contra a doença.
(SBT News)
Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto
Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira
Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba
Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows
Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais
Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva
Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza
Venda de ingressos para carnaval do Rio de Janeiro tem nova etapa nesta quarta (9)
Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro
Adolescente é apreendido após atacar escola no RS e matar criança de 9 anos
Homem passa mal e morre em praça no bairro TV, em Araçatuba
Polícia Civil prende 22 pessoas em operação nas regiões de Araçatuba e Andradina
Compartilhe