22/03/2024 • 14:27:13

Rafaela Silva ganha 1ª medalha em ano olímpico e judô brasileiro leva dois bronzes na Geórgia

ESTADÃO CONTEÚDO



O Brasil começou bem a disputa no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Nesta sexta-feira, foram três disputas de medalha de bronze e dois judocas no pódio: Rafaela Silva (-57kg), desencantando no ano olímpico, e Willian Lima (-66kg). Jéssica Lima (-57kg) acabou caindo da disputa por medalha.

Depois de um ano sem medalhas, Rafaela Silva desencantou no ano olímpico com um waza-ari diante da eslovaca Kaja Kajzer que garantiu o segundo bronze do dia ao Brasil - Willian Lima levou a primeira medalha.

[redes]

Precisando somar pontos no circuito mundial, a experiente judoca, medalha de ouro no Rio-2016, fez uma boa campanha no Grand Prix da Geórgia. Começou de bye e na segunda rodada passou fácil por Mariana Esteves, de Guiné, com ippon.

Depois superou a argentina Brisa Gomez com dois waza-aris cair no confronto verde e amarelo diante de Jéssica Lima com 3 a 2 nas punições no golden score. Na repescagem passou pela alemã Pauline Stark aplicando um waza-ari e depois o ippon, até o luta do bronze. Rafaela soma 500 pontos na ranking e coloca sua 17ª medalha no peito em Grand Prix, sendo a 11ª de bronze. São outros dois ouros e quatro pratas.

"Estou muito feliz com meu processo de busca pela vaga em Paris-2024. Saí com um bronze hoje, mas com um gostinho de ouro, porque cada ponto é fundamental e importante", comemorou Rafaela Silva. "Eu adoro competir na Geórgia, sempre quando venho aqui é para lutar por medalha. No Grand Slam de Paris bati na trave, na repescagem, mas desta vez estou voltando pra casa com a medalha. Obrigada pela torcida de todos."

Willian Lima entrou na competição como cabeça de chave 1 e também ganhou o bronze em Tbilisi, aplicando um ippon em Rashd Yelkiyev, do Azerbaijão, em somente 21 segundos de combate. Antes, passou pelo filipino Shugen Nakano nas punições, assim como ganhou a luta do americano Ari Berliner, nas oitavas. Com um waza-ari sobre Ruslan Pashaev, também do Azerbaijão, chegou bem às semifinais.

A terceira punição no golden score custou a única derrota do dia, em combate equilibrado com Sardor Nurillaev, do Usbequistão A redenção veio na disputa do bronze, com vitória maiúscula.

"Acabei de conquistar minha segunda medalha de bronze em Grand Slam este ano. Queria agradecer a todos que torceram por mim. É uma medalha de bronze, mas que significa muito. Ela mostra o quanto eu venho evoluindo e minha constância, sempre lutando por medalha nos blocos finais", comemorou Willian.

E por pouco a terceira medalha do dia não veio. Depois de superar Rafaela Silva nas quartas de final, Jéssica Lima acabou sofrendo com as canadenses e terminando na quinta posição. Caiu na semifinal diante de Jéssica Klimkait e na disputa do bronze contra Christa Deguchi.

Outras quatro brasileiras estiveram no dojô nesta sexta-feira, mas não chegaram à disputa por medalhas. Amanda Lima e Natasha Ferreira, até 48kg, e Larissa Pimenta e Jéssica Pereira, nos 52kg. Amanda e Jéssica caíram na segunda luta, enquanto Amanda ficou e Larissa, ouro na Áustria, acabaram na sétima posição.

 

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito

Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto

Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto

Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay

Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária

Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba

PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas

Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão

Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente

Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis

Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados