As regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, que lideram em número de armas recadastradas em 2023, foram as únicas que registraram aumento no número de homicídios em 2022. No Centro-Oeste, a violência letal cresceu 0,8% na comparação com 2021. No Sul, o aumento foi de 3,4%. As outras regiões apresentaram quedas: Sudeste teve redução de 2%, Norte, de 2,7%, e Nordeste, de 4,5%.
Os dados de mortes violentas foram divulgados nesta 5ª (20.jul) no 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), enquanto os de armas foram obtidos da Polícia Federal (PF) via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Os números do recadastramento de armas, que durou até 3 de maio, dizem respeito aos meses de fevereiro, março e abril de 2023.
No Centro-Oeste, são 925,4 armas por 100 mil habitantes. No Sul, o número é de 949,7 armas por 100 mil habitantes. As outras regiões registram números bem inferiores, na mesma amostragem de armas por 100 mil pessoas.
No Norte, são 284,3 armas por 100 mil habitantes, enquanto no Nordeste, a quantidade aproximada é de 163,6 armas por 100 mil habitantes. No Sudeste, região mais populosa do país, com mais de 84 milhões de pessoas, a taxa é de 358,08 por 100 mil habitantes.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe