31/10/2024 • 13:42:00

Regras do Pix mudam a partir de amanhã, 1º de novembro

AGÊNCIA BRASIL



A partir desta sexta, 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

Além dessa novidade, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

PIX AUTOMÁTICO

Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.

Por meio do Pix Automático, o usuário autorizará, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Regras do Pix mudam a partir de amanhã, 1º de novembro

Polícia Civil e Gaeco prendem suspeitos de rede de abuso infantil na região de Rio Preto

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs abrem nesta quinta para ingresso no primeiro semestre de 2025

Polícia Federal realiza Operação Shadowland para desarticular grupo que invadiu sistemas do Incra

Polícia Rodoviária apreende mais de 360 kg de maconha em rodovia de Penápolis

Inauguração da 1ª fase da Cidade da Criança e Ecozoológico de Araçatuba será nesta sexta

Shopping Cidade Norte, em São José do Rio Preto, celebra Halloween com atividades gratuitas para crianças

Bombeiros controlam incêndio em shopping no centro de São Paulo

Polícia Civil de Rio Preto desarticula quadrilha que aplicava golpes se passando por funcionários de banco

Ação da PF busca prender líder de grupo que traficava drogas em SP

Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás; Bombeiros atuam com 24 viaturas

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados