22/08/2023 • 11:05:25

Requerimento pede a construção de Hospital Regional em Araçatuba

DE ARAÇATUBA



A Câmara Municipal de Araçatuba está solicitando ao governo do Estado de São Paulo a construção de um Hospital Regional na cidade. O pedido consta em requerimento de interesse público, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos), aprovado por unanimidade durante a 24ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (21).

A pedido do autor, o requerimento será encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. Cópias do pedido também serão enviadas aos líderes de bancadas da Assembleia Legislativa, às Câmaras Municipais e às Prefeituras da região para apoio.

De acordo com o vereador Wesley da Dialogue, Araçatuba é uma das poucas cidades-sede de Departamentos Regionais de Saúde que não possuem Hospital Estadual ou Regional. O município conta com mais de 200 mil habitantes e um único hospital público, a Santa Casa de Misericórdia, que atende os araçatubenses e a população de mais 42 cidades da região administrativa.

Superlotação, escassez de recursos, longas filas de atendimento e suspensão de cirurgias eletivas estão entre os problemas enfrentados pela Santa Casa, citados pelo parlamentar no documento. “Há muito tempo existe intensa discussão sobre a dificuldade e impossibilidade de adequar as capacidades do hospital às necessidades da população atendida”, menciona Wesley.

Ele cita ainda Mirandópolis, cidade menor e com menos habitantes do que Araçatuba, que conta com Hospital Estadual. “Mirandópolis possui apenas 27.983 habitantes, conforme censo de 2022, isto é, 86% menos populosa que Araçatuba”, constata o vereador. “Passou da hora de a nossa cidade e região ter um Hospital Estadual. Esse deve ser um compromisso do governador com a população, que precisa de atendimento”, concluiu, na tribuna da Câmara.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados