06/02/2024 • 15:58:56

Rio Preto: avenida terá velocidade máxima de 50 km/h

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



Após estudos técnicos, a Secretaria de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto decidiu reduzir de 60 km/h para 50 km/h a velocidade máxima permitida em toda a extensão da avenida Potirendaba. O levantamento levou em conta a velocidade média já praticada pelos veículos, o índice de acidentes e as ocorrências de infração de trânsito mais comuns na via.

A mudança passa a valer na próxima segunda-feira, 19/2. A equipe de sinalização fará, ao longo desta semana, a substituição das placas que alertam para o limite de velocidade.

“Ficou comprovado, em várias cidades do Brasil e do mundo, que essa redução resulta na diminuição do número de acidentes com todos os níveis de gravidade. É uma decisão que preserva vidas”, comenta o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.

Reduções semelhantes foram adotadas em importantes vias de capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. Em Rio Preto, essa mesma redução já ocorreu – com resultados positivos – nas avenidas Romeu Strazzi, Cenobelino de Barros Serra, Avenida de Maio e Domingos Falavina.

Código de Trânsito Brasileiro

Atualmente, a legislação nacional prevê a velocidade máxima de 80 km/h em vias urbanas. Esse limite é tolerado apenas em vias de trânsito rápido – como a marginal Tietê. Já as demais vias urbanas têm previsão de, no máximo, 60 km/h, podendo ser alteradas para valores menores, como 50km/h, 40 km/h ou até 20 km/h onde houver grande circulação de pedestres.

No Congresso

Tramita no Congresso Nacional proposta de alteração o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para reduzir a máxima permitida em áreas urbanas de todo o país para 50 km/h. O projeto de iniciativa popular foi proposto inicialmente por meio da campanha Vias Seguras, promovida pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) em parceria com o Global Road Safety Partnership (GRSP) – entidade internacional que trata de segurança rodoviária.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados