São José do Rio Preto foi destaque nesta quarta-feira (4), ao receber o Prêmio Município Resiliente – Ouro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento, que também marcou o lançamento da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”, reconheceu os esforços de municípios paulistas na gestão de riscos, prevenção de desastres e desenvolvimento sustentável.
Com 95,5 pontos, Rio Preto dividiu o topo do ranking estadual com Vinhedo, ficando à frente de cidades como Sorocaba (94,5) e Campinas (94). A premiação avalia a maturidade das cidades em proteção e defesa civil por meio de indicadores relacionados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado; ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Meio Ambiente; e à campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.
O prefeito Edinho Araújo recebeu a premiação das mãos do vice-governador Felicio Ramuth e do coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira. “Este prêmio reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção da população frente aos desafios climáticos. É fruto do trabalho contínuo e da dedicação de toda a nossa equipe”, afirmou Edinho.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, também celebrou a conquista. “É um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe da Prefeitura. Estamos encerrando um ciclo de oito anos à frente da Defesa Civil com esta importante vitória. Agradeço ao prefeito Edinho e aos secretários pelo apoio, pois essa é uma conquista coletiva.”
RECONHECIMENTO
Criado em 2019 pelo governo estadual, o Prêmio Município Resiliente incentiva e reconhece iniciativas municipais de prevenção de desastres. Nesta edição, Rio Preto alcançou o grau máximo – Ouro –, superando a classificação Prata do ano anterior.
Nos últimos anos, Rio Preto consolidou sua liderança no programa. Em 2022, liderou o ranking estadual com a qualificação Ouro, enquanto em 2023 recebeu o selo Prata, atrás apenas de Campinas. A conquista de 2024 reforça sua posição como referência em planejamento e gestão integrada no Estado.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe