10/10/2023 • 12:26:25

Rio Preto cresce 58,5% em indicador que avalia desempenho da saúde na Atenção Primária

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



A nota de São José do Rio Preto (SP) no Previne Brasil aumentou 58,5% no segundo quadrimestre de 2023, comparado ao primeiro quadrimestre do ano, passando de 5,06 para 8,02. Entre os municípios com 200 mil a 500 mil habitantes, Rio Preto ocupa a segunda posição (atrás de Mauá). O indicador, do Governo Federal, avalia o desempenho da saúde no âmbito da Atenção Primária a cada quatro meses.

A avaliação inclui sete indicadores: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

“Esse indicador é o mais importante da Atenção Primária hoje. Ele mostra a excelência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados, que os profissionais são comprometidos”, afirmou a enfermeira e assessora especial da Saúde, Paula Sodré.

Para aumentar a nota, o município adotou diversas medidas, como a ampliação de horário, com atendimento noturno nas unidades básicas de saúde; mutirão do papanicolau; campanha de vacinação aos sábados (Sabadou, Vacinou); atualização de cadastros de residentes de Rio Preto; encaminhamento de gestantes para odontologia, entre outras.

“Tivemos o envolvimento dos dentistas, dos auxiliares de saúde bucal, das equipes técnicas, médicos, técnicos de enfermagem. Então, foi um envolvimento de todos. A nota é resultado de um trabalho realizado com excelência, dedicação e comprometimento dos profissionais da Atenção Primária de Rio Preto”, completou.

Os sete indicadores do Previne Brasil aumentaram a nota no segundo quadrimestre deste ano e com o crescimento de 58,5% do indicador principal – ISF – o município passa a receber um recurso maior do Ministério da Saúde para custeio da Atenção Básica.

“Agora, vamos continuar buscando melhorias. Queremos alcançar indicadores ainda melhores. Então, o trabalho continua, vamos fazer a busca ativa de pacientes, de hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, enfim tudo para melhorar ainda mais”, finalizou Paula Sodré.

Dois morrem após queda de avião em Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes

Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados