A nota de São José do Rio Preto (SP) no Previne Brasil aumentou 58,5% no segundo quadrimestre de 2023, comparado ao primeiro quadrimestre do ano, passando de 5,06 para 8,02. Entre os municípios com 200 mil a 500 mil habitantes, Rio Preto ocupa a segunda posição (atrás de Mauá). O indicador, do Governo Federal, avalia o desempenho da saúde no âmbito da Atenção Primária a cada quatro meses.
A avaliação inclui sete indicadores: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
“Esse indicador é o mais importante da Atenção Primária hoje. Ele mostra a excelência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados, que os profissionais são comprometidos”, afirmou a enfermeira e assessora especial da Saúde, Paula Sodré.
Para aumentar a nota, o município adotou diversas medidas, como a ampliação de horário, com atendimento noturno nas unidades básicas de saúde; mutirão do papanicolau; campanha de vacinação aos sábados (Sabadou, Vacinou); atualização de cadastros de residentes de Rio Preto; encaminhamento de gestantes para odontologia, entre outras.
“Tivemos o envolvimento dos dentistas, dos auxiliares de saúde bucal, das equipes técnicas, médicos, técnicos de enfermagem. Então, foi um envolvimento de todos. A nota é resultado de um trabalho realizado com excelência, dedicação e comprometimento dos profissionais da Atenção Primária de Rio Preto”, completou.
Os sete indicadores do Previne Brasil aumentaram a nota no segundo quadrimestre deste ano e com o crescimento de 58,5% do indicador principal – ISF – o município passa a receber um recurso maior do Ministério da Saúde para custeio da Atenção Básica.
“Agora, vamos continuar buscando melhorias. Queremos alcançar indicadores ainda melhores. Então, o trabalho continua, vamos fazer a busca ativa de pacientes, de hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, enfim tudo para melhorar ainda mais”, finalizou Paula Sodré.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe