Rio Preto tem a 8ª menor perda água tratada no país, segundo estudos do Instituto Trata Brasil divulgado, nesta quarta-feira (5/6), com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS. A classificação mantém o município no grupo com padrões de excelência em perdas de água.
Somente nove dentre os 100 municípios mais populosos do Brasil atendem às metas da Portaria nº 490/2021 do MDR – Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional que prevê até 25% em perdas na distribuição e de 216 L/ligação/dia, até 2034.
São eles: Goiânia, Campo Grande, Limeira, Petrópolis, Campinas, Maringá, Suzano, Rio Preto e Caruaru.
As perdas de água produzida pelo Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) foram de 20,54 %, em 2022, ano-base do SNIS. Desse total, 9,03% são perdas comerciais - problemas nos hidrômetros e fraudes. Os outros 11,51% são perdas físicas.
Estudo
O Instituto Trata Brasil (ITB) divulgou, nesta quarta-feira, o “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, que busca expor o grande problema econômico e social da ineficiência no controle de perdas de água em nosso país.
O estudo foi elaborado a partir de dados públicos do SNIS, ano-base 2022, e compreende uma análise do Brasil, de suas cinco macrorregiões, das 27 Unidades da Federação e também dos 100 municípios mais populosos do país (incluindo as capitais dos estados), que figuraram no Ranking do Saneamento de 2024.
“O modelo de eficiência de Rio Preto é uma exceção diante da realidade brasileira. Nós estamos atingindo a meta prevista pelo Ministérios do Desenvolvimento Regional, desde 2020. Esse é resultado do esforço permanente da autarquia com ações de combate às perdas e investimentos no setor”, declarou o superintendente Nicanor Batista Jr.
A autarquia tem um Programa Permanente de Redução de Perdas. A autarquia tem atuado na substituição de tubulações e de ramais. Atualmente, são 195.594 ligações de água, que atendem 248.579 imóveis, em 2.344 quilômetros de rede de água. Também foram intensificadas as ações educativas sobre o uso racional da água.
Ações
Historicamente, o Semae trabalha no combate às perdas comerciais. Por meio do banco de dados da autarquia, são identificadas possíveis áreas com fraude. Uma equipe de fiscais vai até o local e, constatada a fraude, é aplicada multa e corrigida a irregularidade. O Semae também faz renovação periódica do parque de hidrômetros, na ordem de 20 mil por ano, com garantia de qualidade e altíssimo índice de desempenho, evitando dessa forma a submedição.
Os leituristas do Semae foram treinados para que, além da sua atividade básica de leitura do medidor, verificassem também a existência de vazamento de água na ligação, na calçada ou na rua. Em seguida, é feita a correção. A ação ampliou o combate às perdas com resultados muito positivos. Mensalmente, pelo projeto, são reparados em média 1.500 vazamentos.
Infraestrutura
O Semae também possui 600 macromedidores, instalados na cidade. Os equipamentos servem para verificar a vazão que passa pelas tubulações em tempo real e para calcular o volume de água captada e distribuída pela autarquia. Esse volume é comparado com o consumo medido pelos micromedidores (hidrômetros). A diferença é demonstrada pelo fator de pesquisa, para a identificação de áreas com vazamento. A autarquia realiza ainda serviço de varredura por geofonamento noturno, essencial para a identificação de locais onde ocorrem as perdas.
Água tratada no Brasil
No Brasil, ainda existem cerca de 32 milhões de pessoas que sofrem com a ausência de água tratada. A situação torna-se ainda mais preocupante quando analisado o elevado índice de perdas na distribuição, em que 37,78% da água é perdida antes de chegar às residências brasileiras.
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública
Compartilhe