O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, assinou na última quinta-feira, 1º de junho, o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, de iniciativa da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público para conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
A cidade de Rio Preto é a primeira do estado de São Paulo a aderir ao Pacto.
A solenidade foi realizada no Paço Municipal com a presença do presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme Martins de Oliveira Neto; do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin; do conselheiro do CNMP, Rogério Varela e outros magistrados da cidade.
"O índice de vacinação tem caído no país, por isso eu gostaria de cumprimentar os senhores por esta iniciativa. Nós vamos apoiar e fazer a devida divulgação, usando todos os meios possíveis", afirmou o prefeito.
A proposta da Comissão é engajar os diversos setores públicos e privados, além da sociedade, para a retomada dos índices de vacinação considerados seguros e ideais pelo Ministério da Saúde, e, desta forma conter o avanço de doenças preveníveis, como sarampo, febre amarela, entre outras.
"Tenho recebido muito apoio do Ministério Público para levar esse projeto adiante. Esse projeto é de conscientização, então estamos tentando mobilizar a sociedade, em várias frentes de atuação", explicou o presidente do CNMP.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, destacou o fato de Rio Preto ser a primeira cidade do estado a aderir à iniciativa. "Entendi que não podíamos ficar de fora e hoje essa data é um marco histórico", afirmou. O secretário da saúde, André Baitello, também reforçou a necessidade de apoio da sociedade: "É o momento de nós unirmos forças para aumentar esses índices de vacinação e evitar à frente um número crescente de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação".
Além de Rio Preto, os estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Paraíba aderiram ao Pacto Nacional pela Conscientização Vacinal.
Também participaram da solenidade o deputado estadual, Itamar Borges; o vereador Odélio Chaves; o secretário municipal de saúde, André Baitello; a secretária municipal de educação, Fabiana Zanquetta; o procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi; a juíza e diretora do Fórum de Rio Preto, Luciana Cochito; os promotores de justiça, André Luis de Sousa, José Márcio Rossetto Leite e Sérgio Clementino, e outras autoridades do município.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe