16/11/2023 • 17:02:15

Sabesp pode perder 50% de contratos nos próximos 15 anos se não for privatizada, diz secretária

ESTADÃO CONTEÚDO



A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, afirmou no período da tarde desta quinta-feira, 16, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que, caso a Sabesp não seja privatizada, ela pode perder 50% dos contratos com cidades nos próximos 15 anos, número adiantado pelo Estadão. O risco de perda, estimou, é de mais de 180 dos atuais 375 até 2038.

Ainda de acordo com a secretária, caso a companhia não seja privatizada, existe o risco de, nos próximos anos, ela ficar deficitária.

Como exemplo, Natália pontuou que a companhia perdeu a concessão da cidade de Igarapava para uma empresa privada. "Isso pode acontecer à medida que os anos passam. 2029 é Osasco e 2040 é São Paulo", disse.

A estimativa de perda do governo é feita com base em informações compiladas pelo Internacional Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial responsável pelos estudos de desestatização da empresa.

Clima

A audiência é realizada em meio a insatisfação com os problemas recentes da Enel Distribuição. Após fortes chuvas que ocorreram na cidade de São Paulo no início deste mês, a distribuidora levou pouco mais de cinco dias para ajustar o problema, deixando milhares de pessoas sem luz. O problema municiou a oposição com argumentos contra a privatização.

Natália afirmou que o Estado não está satisfeito com a concessionária de energia, mas pontuou que a privatização da Sabesp segue um modelo diferente das concessões de energia.

Mesmo assim, em alguns momentos durante sua apresentação, houve gritos e protestos contra a privatização. O presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), teve que aumentar a voz e pedir por ordem.

Naomi Campbell esbanja elegância e beleza em Cannes

Mortes no Rio Grande do Sul aumentam para 151

Criador de bordões do futebol brasileiro, Silvio Luiz morre aos 89 anos

Maitê Proença vive experiência cultural em Foz do Rio Doce

Anitta divulga clipe sobre Candomblé e perde 200 mil seguidores

Brasil exporta 46,2% mais à UE, diz Icomex da FGV; vendas à China sobem 14,1%

Eduardo Leite pede desculpas após fala sobre doações ao RS

Jornalista Antero Greco morre aos 69 anos, vítima de tumor cerebral

Suspeito de matar idosa a marretadas em Catanduva é preso pela PM

Olímpia registra terceira morte por dengue

Shopping de Araçatuba também arrecada doações para o Rio Grande do Sul

LBV envia mais de 100 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados