O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, sancionou a lei que criou mais 100 vagas de agentes da Guarda Civil Municipal, o que possibilita a ampliação do efetivo da corporação a partir do próximo ano. Com a sanção, a Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto fica autorizada a iniciar os procedimentos administrativos para a realização de concurso público.
A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito. “Esse é um concurso com diversas fases, que envolve teste psicológico, de aptidão física e avaliação social. É um processo longo, bastante detalhado e importante, mas que agora já pode ter início. O importante é que a Guarda [Civil Municipal], atuando dentro das suas atribuições, será ampliada e reforçada”, disse o chefe do Executivo Municipal.
O secretário de Segurança Pública, coronel Jean Charles, também avaliou a importância dessa ampliação. “Rio Preto é uma cidade que ganhou, na última década, mais de seis mil habitantes por ano. É necessário à GCM fazer frente a esse aumento. Além disso, aumentaram muito as atribuições dos guardas. Por isso, esse aumento do efetivo da corporação ocorre em muito boa hora”, comentou.
O último concurso realizado pela GCM de Rio Preto ocorreu em 2014. Atualmente, são 225 agentes investidos na carreira. A corporação atua em diferentes frentes de trabalho como patrulhamento preventivo, suporte a eventos e manifestações pública, patrulhamento rural, patrulha Maria da Penha, canil e em convênio com a Secretaria de Trânsito e Transportes para atuação na fiscalização e no controle de tráfego.
Demais autoridades presentes
Secretários municipais: Zeca Moreira (Gabinete); Jair Moretti (Governo); Mário Soler (Comunicação).
Vereadores: Paulo Pauléra (presidente da Câmara), Bruno Moura, Celso Peixão, Odélio Chaves, Karina Caroline e Diego Mahfouz. Guarda Municipal: Comandante, Vitor Cornachioni; coordenador operacional, Alexandre Montenegro; Presidente da Associação dos Agentes, Márcio Martino.
Teste psicológico
A Secretaria de Segurança Pública abriu nesta quarta-feira, 25, processo licitatório para a contratação de empresa especializada em avaliações psicológicas. O objetivo é aplicar os testes nos integrantes da Guarda Civil Municipal, enquanto a pasta aguarda a entrega das armas de fogo doadas pelo Governo Estadual.
A contratação ocorrerá por meio de Ata de Registro de Preços. Serão 226 avaliações psicológicas e 226 reavaliações. Com isso será possível elaborar laudos conclusivos e individualizados a respeito da aptidão para porte funcional de arma de fogo.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe