O coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, professor-doutor Anderson Dutra, divulgou uma nota informando que a unidade necessita de um plano emergencial para a abertura de leitos. Na nota, o médico pede o apoio de todos os setores como a promotoria pública, secretários de saúde dos 40 municípios da área de cobertura e o diretor da DRS-2, Dr. Francisco Balsalobre, “para que nenhuma vida seja perdida e possamos enfrentar mais esse desafio com honra e senso de justiça”, escreveu.
A instituição enfrenta o aumento da demanda por leitos intensivos e de enfermaria na pediatria, em decorrência de crianças acometidas de doenças respiratórias e, principalmente, o vírus Sincicial Respiratório.
O professor-doutor faz um alerta aos pais, autoridades de Saúde Pública e do Judiciário, e gestores municipais em relação ao esgotamento da estrutura do hospital e à necessidade de elaboração urgente de um plano de contingenciamento “para próximos meses, quando as doenças respiratórias aumentam, estaremos e deveremos ficar, em alerta máximo”.
O aumento de internações de crianças com doenças respiratórias começou há aproximadamente dois meses e atingiu o pico há duas semanas, ocasião em que os 10 leitos da UTI Neonatal e Pediátrica foram insuficientes para atender as demandas diárias.
As duas unidades atendem os 40 municípios da região de Araçatuba em todas as patologias e os casos de urgência e emergência que correspondem à aproximadamente 90% do fluxo diário de internações.
A possibilidade de esgotamento de ambas as estruturas voltadas ao tratamento de crianças de 0 a 14 anos é uma preocupação constante do coordenador do Serviço e do corpo diretivo da Santa Casa de Araçatuba.
Segue a nota na íntegra abaixo:
“Caros munícipes de Araçatuba e região
Venho fazer um alerta, em especial aos pais e mães, principalmente de filhos menores que 5 anos, que, no momento, estamos diante de um aumento expressivo de doenças respiratórias na infância, com situações de gravidade, em especial, aquelas menores que 1 ano. Tal fato se deve à circulação de diversos vírus na comunidade, em especial o Vírus Sincicial Respiratório.
Dois estados, Santa Catarina e Matogrosso, já declararam estado de emergência sanitária. Como a nossa Santa Casa responde por 40 municípios, atendendo aqueles que precisarem via sistema de regulação de vagas, estamos diante de uma superlotação de leitos.
Porém, alerto à comunidade que devemos vacinar nossas crianças a partir de 6 meses, com o calendário disponível na rede pública, evitar os contatos desnecessários, e que, em virtude dos próximos meses, quando as doenças respiratórias aumentam, estaremos e deveremos ficar, em alerta máximo.
Para tanto, a Santa Casa de Araçatuba necessita que um plano emergencial seja construído com o apoio de todos os setores, promotoria pública, secretários de saúde dos 40 municípios e diretor da DRS 2, Dr. Francisco Balsalobre, para que nenhuma vida seja perdida e possamos enfrentar mais esse desafio com honra e senso de justiça.”
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe