São Paulo é o Estado com maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) e de micro e pequenas empresas no Brasil, público beneficiado pelo Programa Acredita, lançado nesta segunda-feira, 22 de abril, pelo Governo Federal. Uma das principais metas da iniciativa é justamente criar condições para ampliar o acesso ao crédito e garantir mais apoio a esses três setores da economia.
"Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito"
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
“Não tem nada mais imprescindível para uma sociedade, qualquer que seja ela, se desenvolver, se ela não tiver condições de ter oportunidade e se não tiver crédito. Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito", afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.
O estado paulista conta com mais de 6,64 milhões de registros de MEIs, micro e pequenas empresas. Dos mais de 15,6 milhões de MEIs do país, mais de 4,32 milhões se encontram em São Paulo, o que corresponde a 27,6% do total.
Em São Paulo, as mulheres respondem por 2,33 milhões desses MEIs, enquanto os homens somam 1,98 milhão. Em todo o Brasil, mais de 8,49 milhões de MEIs estão registrados em nome de mulheres e mais de 7,13 milhões em nome de homens.
Os números também são superlativos em relação às microempresas, que somam mais de 6,69 milhões em todo Brasil, das quais 1,9 milhão estão em São Paulo. Para se ter uma ideia da força do estado, ele é o único entre todas as 27 unidades da Federação em que o número de microempresas registradas supera a marca de um milhão.
Por último, o estado paulista também é destaque entre as mais de 1,2 milhão de empresas de pequeno porte do país. São Paulo, com 404.665 registros, é disparado o estado com mais pequenas empresas no Brasil, com quatro vezes mais registros do que o segundo colocado, Minas Gerais, que abriga 99 mil dessas empresas.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe