O Governo de São Paulo renovou até a próxima terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, nos próximos dias as regiões norte, noroeste e oeste continuarão com tempo seco e sem previsão de chuva.
As temperaturas seguirão em elevação, com queda da umidade relativa do ar, atingindo níveis críticos, com valores abaixo de 35%. Com isso, a sensação será de calor intenso e tempo abafado. O Mapa de Risco da Defesa Civil aponta para a possibilidade de queimadas em todo o estado.
O governo paulista mantém o gabinete de crise ativo, monitorando os incêndios e coordenando ações de prevenção e combate ao fogo. Na semana passada, a gestão estadual liberou R$ 5,9 milhões para a contratação de serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com aeronaves, essenciais para regiões de difícil acesso terrestre, como as unidades de conservação.
O recurso permitirá a contratação de 120 horas de voo para monitoramento e 300 horas para combate aéreo, totalizando 420 horas. Além disso, São Paulo já conta com 1.200 horas de voo contratadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e outras 200 horas pela Defesa Civil, que podem ser utilizadas em queimadas.
PREVISÃO
Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 33ºC, com umidade relativa do ar abaixo de 35%. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de temperaturas na casa dos 38ºC e umidade abaixo de 15%. Presidente Prudente e Marília podem registrar máximas de 39ºC, com umidade também abaixo de 15%.
Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as temperaturas podem alcançar 36ºC, com umidade abaixo de 20%, mesmo índice previsto para Franca, Barretos e Ribeirão Preto. Em Itapeva, espera-se uma máxima de 36ºC e umidade de 25%. No Vale do Paraíba, a temperatura máxima será de 33ºC, com umidade abaixo de 30%. Na Serra da Mantiqueira, a previsão é de máxima de 27ºC e umidade em torno de 30%.
CUIDADOS
Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população se hidrate com frequência, beba bastante água e evite exposição ao sol. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos, e o uso de soro nos olhos e no nariz é aconselhado.
A Defesa Civil estadual, em parceria com as Defesas Civis Municipais, tem intensificado as ações de prevenção, realizando vistorias nas áreas mais suscetíveis a queimadas, construindo aceiros e promovendo campanhas de conscientização junto à população.
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Iza posta look para o Grammy Latino em Miami
Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado
Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente
Compartilhe