O Governo de São Paulo renovou até a próxima terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, nos próximos dias as regiões norte, noroeste e oeste continuarão com tempo seco e sem previsão de chuva.
As temperaturas seguirão em elevação, com queda da umidade relativa do ar, atingindo níveis críticos, com valores abaixo de 35%. Com isso, a sensação será de calor intenso e tempo abafado. O Mapa de Risco da Defesa Civil aponta para a possibilidade de queimadas em todo o estado.
O governo paulista mantém o gabinete de crise ativo, monitorando os incêndios e coordenando ações de prevenção e combate ao fogo. Na semana passada, a gestão estadual liberou R$ 5,9 milhões para a contratação de serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com aeronaves, essenciais para regiões de difícil acesso terrestre, como as unidades de conservação.
O recurso permitirá a contratação de 120 horas de voo para monitoramento e 300 horas para combate aéreo, totalizando 420 horas. Além disso, São Paulo já conta com 1.200 horas de voo contratadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e outras 200 horas pela Defesa Civil, que podem ser utilizadas em queimadas.
PREVISÃO
Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 33ºC, com umidade relativa do ar abaixo de 35%. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de temperaturas na casa dos 38ºC e umidade abaixo de 15%. Presidente Prudente e Marília podem registrar máximas de 39ºC, com umidade também abaixo de 15%.
Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as temperaturas podem alcançar 36ºC, com umidade abaixo de 20%, mesmo índice previsto para Franca, Barretos e Ribeirão Preto. Em Itapeva, espera-se uma máxima de 36ºC e umidade de 25%. No Vale do Paraíba, a temperatura máxima será de 33ºC, com umidade abaixo de 30%. Na Serra da Mantiqueira, a previsão é de máxima de 27ºC e umidade em torno de 30%.
CUIDADOS
Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população se hidrate com frequência, beba bastante água e evite exposição ao sol. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos, e o uso de soro nos olhos e no nariz é aconselhado.
A Defesa Civil estadual, em parceria com as Defesas Civis Municipais, tem intensificado as ações de prevenção, realizando vistorias nas áreas mais suscetíveis a queimadas, construindo aceiros e promovendo campanhas de conscientização junto à população.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe