O Sebrae-SP reuniu diversas entidades em Araçatuba para discutir ações voltadas ao agronegócio na cidade e região. A programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas terá início em janeiro de 2025, com temas técnicos relacionados à cultura de citros, batata-doce, urucum, café, crédito rural, suplementação volumosa na seca, gestão de propriedades rurais, entre outros. O calendário completo, com datas e locais, será divulgado em breve.
A reunião foi realizada no último dia 16. Estiveram presentes o Sebrae-SP, representado por Fernanda Antoniali e Cibele Pestillo; Cati, com João Taane Kauche Andraus e Fabiano Carlos de Castilho; IB-APTA, com Silvia Antoniali; Ceagesp, representada por Carla Cristiane Assis; InpEV, com César Augusto Santana; Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, representada por Olair Roberto de Barros e José Celso Sanches Junior; Unesp Veterinária, com Hamilton Caetano; e Caixa Econômica Federal, representada por Mariane Cardoso.
A criação de um calendário anual de eventos e ações, liderada pelas entidades do agronegócio de Araçatuba, atende à crescente demanda dos produtores rurais por informações atualizadas e suporte técnico. “Essa iniciativa fortalece a comunidade agrícola local e promove a aproximação entre os diversos atores do setor, criando laços de confiança e colaboração”, afirma Olair Roberto de Barros, assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.
O objetivo do calendário estruturado é garantir que os produtores participem de eventos importantes, como feiras, workshops e palestras, mantendo-se informados sobre novas tecnologias, práticas sustentáveis e tendências de mercado. Como exemplo, José Celso Sanches Junior, dirigente administrativo da Divisão de Extensão Rural, destaca que, após capacitações realizadas em 2024, produtores iniciaram a plantação de 600 mudas de laranja, cultivo que até então não era realizado em Araçatuba.
A consultora de negócios do Sebrae-SP, Fernanda Salvador Antoniali, avalia que o setor agro em Araçatuba e região tem uma perspectiva promissora para 2025. "Esperamos avanços em inovação tecnológica e práticas sustentáveis, aumentando a produtividade e competitividade dos produtores", afirma. A colaboração com pesquisadores renomados também pode trazer soluções para desafios do setor, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento rural sustentável.
Além disso, o setor contará, no próximo ano, com o programa Agente Local de Inovação Rural (Ali Rural), que abrirá 8 vagas para agentes de campo e orientadores acadêmicos, com bolsas a partir de R$ 5.000,00. As inscrições vão até 24 de janeiro, e o início está previsto para agosto. O projeto contemplará os polos de Andradina, Araçatuba, Penápolis e Ilha Solteira.
“Essa união de esforços é essencial para o desenvolvimento do agronegócio em Araçatuba, contribuindo para a formação de uma rede sólida de apoio mútuo”, conclui Olair Roberto.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe