O escritório do Sebrae-SP em Presidente Prudente promoveu, no último fim de semana, o primeiro IdeathON, reunindo aproximadamente 50 universitários da região. O objetivo foi desenvolver soluções inovadoras para os desafios da cadeia produtiva da batata-doce. O evento, que contou com palestras, mentorias e o apoio do Sebrae for Startups, proporcionou uma imersão no ecossistema de inovação e incentivou o desenvolvimento de novas ideias para o agronegócio.
O destaque do IdeathON foi o grupo “BatatApp”, que conquistou o primeiro lugar com a criação de um aplicativo voltado para a cadeia produtiva da batata-doce. A ferramenta inclui funcionalidades como georreferenciamento, rastreabilidade e conexão entre produtores e consumidores, com foco em toda a cadeia produtiva. O segundo lugar ficou com o grupo “É Batata”, que também desenvolveu um aplicativo focado em conectar produtores e consumidores, eliminando intermediários. O terceiro colocado, o grupo “LiveLab”, propôs a criação de um laboratório para o tratamento e limpeza de mudas de batata-doce, buscando maior qualidade.
Desde 2019, a região de Presidente Prudente busca obter o selo de Indicação Geográfica de Procedência para a batata-doce, o que promete aumentar ainda mais a visibilidade do produto local. De acordo com a Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente (APROBARPP), em 2022 a produção na região alcançou 160,5 mil toneladas, impulsionada pelas condições climáticas e pelo potencial do solo.
O evento foi realizado em parceria com a APROBARPP e instituições de ensino como UNOESTE, FATEC, UNIPRUDENTE, UNIESP, Toledo e UNESP (campus de Presidente Prudente e Dracena). "Foi um espaço de troca de ideias, colaboração e networking, com muito aprendizado prático. Quem participou saiu com a certeza de que é possível criar negócios inovadores que contribuam para o desenvolvimento da cadeia produtiva da batata-doce", destacou Paula Cristina, consultora de negócios do Sebrae-SP.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe