A Unidade de São José do Rio Preto do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) está promovendo, durante o mês de abril, uma campanha de conscientização e combate à violência doméstica e infantil. A iniciativa visa informar e sensibilizar trabalhadores da construção civil e suas famílias sobre a importância de identificar, prevenir e denunciar casos de abuso.
A campanha destaca os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, incluindo física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Palestras realizadas nos canteiros de obras abordam sinais de alerta e orientam sobre como proceder diante de suspeitas de violência e romper o ciclo de violência por meio da informação e do incentivo à denúncia, disponibilizando os números 180 e 190 para esse fim.
"Vamos até os canteiros de obras para levar informação e materiais que ajudem a identificar e prevenir a violência doméstica e infantil. Queremos orientar e apoiar os trabalhadores, mostrando a importância da denúncia e do cuidado com quem precisa de ajuda", explica Gabriela Batista, supervisora da Unidade de São José do Rio Preto do Seconci-SP.
Dados recentes ressaltam a importância de falar sobre o assunto. Em 2024, o Brasil registrou uma redução de 5,1% nos casos de feminicídio em relação a 2023, com 1.128 mortes até outubro, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). No entanto,o Disque 100 registrou 657,2 mil denúncias em 2024, um crescimento de 22,6% em relação ao ano anterior.
A campanha do Seconci-SP reforça que a violência doméstica e infantil é um problema social que demanda a atenção e a ação de toda a sociedade. As palestras podem ser solicitadas pelo telefone (17) 3214-6370, visando ampliar o alcance das informações e fortalecer a rede de apoio às vítimas.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe