15/07/2024 • 14:52:03

Secretaria de Saúde orienta pais a aproveitarem férias para atualizar caderneta das crianças

DA REDAÇÃO



Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os pais e responsáveis a aproveitarem o período de férias escolares das crianças para levá-las à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e atualizar a caderneta de vacinação. Na consulta, o histórico de imunização pode ser acessado, facilitando a administração das vacinas que não estão em dia.

No calendário básico de vacinação para crianças com menos de 1 ano, estão previstas as imunizações contra doenças como tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, além de poliomielite e coqueluche, que têm como principal forma de prevenção a vacina.

No estado de São Paulo já foram registrados 192 casos de coqueluche até o final de junho, de acordo com os dados da SES. A doença é caracterizada por uma infecção respiratória bacteriana que afeta principalmente bebês de até um ano de idade.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças (CCD) da SES, a coqueluche é uma doença altamente contagiosa. “Em todas essas doenças, a vacinação é a melhor forma de prevenção. No caso da coqueluche como estamos com altos números de casos, é de suma importância a vacinação”.

Para crianças, a contaminação pode ser ainda mais grave. Na coqueluche, o indivíduo é acometido por crises de tosse seca, febre, corrimento nasal e mal-estar, sendo que o agravamento do caso pode causar insuficiência respiratória e levar a óbito.

Dúvidas sobre a vacinação?

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto

Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes

Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas

Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto

Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados