11/07/2023 • 10:45:20

Secretário Eleuses Paiva discute Projeto de Regionalização da Saúde e panorama na Macrorregional de Rio Preto

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva esteve no auditório da Famerp, em São José do Rio Preto (SP), nesta terça-feira (11), para participar da Mesa de Abertura da Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Rio Preto. O Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região.

“O Estado de São Paulo irá assumir a responsabilidade de remunerar de forma adequada os prestadores de serviço na área da saúde. O primeiro passo é entender os gargalhos, os compromissos com cada gestor e analisar a região como assistência de saúde. Outra mudança que iremos fazer é regionalizar o CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) dando mais resolutividade e agilidade nos problemas da região”, explicou Eleuses Paiva.

Ao lado do secretário, participaram também da Mesa de Abertura, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem.

O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. A próxima, da Macrorregião de Araçatuba, ocorrerá nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.

A Oficina da Regionalização da Saúde - Macrorregional de São José do Rio Preto é um evento realizado em dois dias. Nesta terça-feira (11), estão ocorrendo painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (12), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.

O prefeito Edinho Araújo pontuou que o momento é de transformar a saúde. “Temos vários integrantes na área, como em um jogo de futebol, cada um com suas habilidades e posições bem definidas. Dentro deste contexto e trazendo para o programa que aqui estamos debatendo, temos a oportunidade de discutir e analisar as demandas regionais, como em um processo de escuta. Essa é a oportunidade que temos para combinar a organização desses serviços, aliados com o compromisso financeiro de cada município”.

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba

Dois morrem após queda de avião em Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados