A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA) do Senado foi prorrogada por mais 120 dias. Aprovado na última terça-feira, 12, em plenário, o requerimento foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG) sob a justificativa da complexidade do tema debatido. O grupo foi instalado em 16 de agosto e teria o prazo encerrado nesta quinta-feira, 14.
"Considerando a complexidade e a diversidade dos temas atinentes à matéria, a CTIA realizou uma dezena de audiências públicas e ouviu cerca de setenta especialistas. Para a emissão do respectivo parecer, todos os importantes insumos recebidos precisam ser examinados de forma pormenorizada", afirma Viana na justificativa do requerimento.
O colegiado está encarregado de examinar os projetos contidos no relatório final da Comissão de Juristas responsável por subsidiar a elaboração de Substitutivo sobre Inteligência Artificial no Brasil, além de outros projetos sobre o tema. Dentre as iniciativas analisadas pelos parlamentares estão projetos regulam o uso da tecnologia no País e instituem a Política Nacional de Inteligência Artificial.
De autoria do presidente da casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o projeto de lei que regulamenta o uso da IA no Brasil, por exemplo, apresenta em seu texto conceitos, fundamentos e princípios para o desenvolvimento e uso de sistemas da tecnologia no País, o direitos das pessoas afetadas por estes sistemas e, ainda, define regras para categorização dos riscos eventualmente contidos na tecnologia a serem identificados por meio de avaliação preliminar.
A CTIA tem como vice-presidente o senador Marcos Pontes (PL-SP). O relator é o senador Eduardo Gomes.
Funcionária de boate pode ser indiciada como coautora em atropelamento que matou ciclista em Araçatuba
Homem é preso após agredir companheira e filha em Rio Preto
Justiça determina que Estado e Prefeitura zerem fila de cirurgias em Guararapes
Mulher é presa com haxixe e skunk em ônibus na Raposo Tavares, em Presidente Epitácio
Jovem de 23 anos morre após capotamento na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros
TH+ SBT reinaugura sede em Araçatuba com presença de autoridades
Polícia Civil fecha cassino ilegal em Ibirá
Polícia Rodoviária apreende cerca de uma tonelada de drogas escondida em caminhão na região de Araçatuba
Polícia Civil de Rio Preto recupera carga roubada de quase R$ 900 mil em Pirangi
Van carregada com morangos é prensada entre caminhões e motorista morre em Araçatuba
EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA
Compartilhe