O Sesc Birigui realiza, nos dias 9 e 10 de novembro, a Mostra Cultural Alinhavando Redes, reunindo 34 artistas da microrregião de Lins (SP) em uma programação gratuita e aberta ao público de todas as idades. Com foco na valorização das expressões artísticas regionais, o evento traz orquestra, sarau e exposições de artes visuais e literárias, resultado do projeto Alinhavando Redes Culturais, que começou em 2023.
A mostra tem início neste sábado (9), com seis exposições que exploram a identidade cultural regional. Entre os destaques estão o varal literário bordado por Tina Rosa e as pinturas de Fernando Machado, que trazem temas como a diversidade animal e a preservação ambiental. Essas exposições estarão abertas ao público durante todo o fim de semana, das 9h30 às 18h, na Área de Convivência do Sesc.
Em literatura, a obra “Diverso Inverso”, da poetisa Giovana Neves, chama a atenção com poemas que abordam temas como o machismo estrutural e o marco temporal, além de recursos de acessibilidade em áudio. A abertura da programação também contará com a estreia da Orquestra Educando, formada no projeto Alinhavando Redes, que apresentará o show Brazuca com composições brasileiras, sob a regência de educadores musicais de Sabino (SP).
DOMINGO
No domingo, o destaque fica para o Sarau Alinhavando Redes, que reúne 13 apresentações mesclando música, teatro, dança e poesia. Entre as atrações, o grupo de choro Pé de Chinelo traz interpretações do chorinho, um gênero musical tradicional brasileiro. O sarau é fruto de um esforço coletivo de artistas, liderado pelo artista plástico e cênico Deraldo Ferreira Neto, que tem mais de 30 anos de trajetória na arte.
INTEGRAÇÃO
O projeto Alinhavando Redes Culturais foi idealizado em 2023 com o objetivo de integrar e fortalecer a cena cultural da microrregião de Lins. Criado a partir da pesquisa da atriz e produtora cultural Fátima Martins, o projeto construiu uma rede de diálogos entre artistas e gestores locais, promovendo encontros itinerantes, capacitação e o fortalecimento dos vínculos entre profissionais de cidades como Lins, Guaiçara, Cafelândia, Getulina, Sabino, Promissão, Guaimbê, Júlio Mesquita e Araçatuba.
A Mostra Cultural Alinhavando Redes é uma celebração desses laços e uma vitrine do talento local, inspirando novas colaborações para o futuro. Realizado com o apoio de prefeituras e sindicatos locais, o projeto visa expandir suas iniciativas e consolidar as artes regionais no próximo ano.
SERVIÇO
Mostra Cultural
Dias 9 e 10 - sábado e domingo, 9h30 às 18h
Área de Convivência
Grátis (livre para todas as idades)
Orquestra Educando: Brazuca
Com Oficinas Culturais de Sabino/SP
Dia 9 - sábado, 11h
Área de Convivência
Grátis (livre para todas as idades)
Sarau Alinhavando Redes
Dia 10 - domingo, 16h às 18h
Área de Convivência
Grátis (livre para todas as idades)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF e GAECO de Araçatuba deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Iza posta look para o Grammy Latino em Miami
Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado
Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente
Policiais salvam criança engasgada em São José do Rio Preto
Frente fria se aproxima e traz chuva entre 20 e 24 de novembro
Catanduva e Guarani d’Oeste confirmam mortes por dengue
Compartilhe