Os meses de setembro e outubro deste ano trarão dois fenômenos astronômicos de destaque, conforme o guia Efemérides Astronômicas 2024 do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Além de um eclipse parcial da Lua, previsto para a noite de 17 de setembro, haverá uma maior aproximação do cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, também conhecido como o "cometa do século".
O cometa fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro, mas sua proximidade máxima com a Terra está prevista para a noite de 12 de outubro.
ECLIPSE LUNAR PARCIAL
"Um eclipse lunar parcial poderá ser visto em todas as Américas na transição da noite de 17 para 18 de setembro. O eclipse será, entretanto, muito tênue, com a Lua sendo encoberta em apenas 0,08%", segundo o guia.
O fenômeno terá início às 23h12, atingirá o auge às 23h44 e terminará às 0h16 (horário de Brasília).
COMETA DO SÉCULO
O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o "cometa do século", fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro. Se continuar a brilhar intensamente, há expectativa de que possa ser visto da Terra, conforme o site Earth Sky. Astrônomos ao redor do mundo estão esperançosos de que ele se torne visível a olho nu.
"Este astro estará visível, por meio de binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros, na última semana do mês, quando transitará pela constelação de Sextante, na direção leste", afirma o guia do Observatório do Valongo, da UFRJ.
"A máxima aproximação do cometa com a Terra (71 milhões de quilômetros) ocorrerá no começo da noite de 12 de outubro, quando transitará pelas constelações de Serpente e Ofiúco, sendo possível observá-lo com binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros", acrescenta o guia.
De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), ele é considerado um cometa periódico do tipo Halley, descoberto no início de 2023.
Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas, unidos após a formação do Sistema Solar. À medida que se aproximam do Sol, tornam-se lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.
"Sua Vida Melhor Ainda' leva serviços e atrações ao Jardim Cambuci neste domingo em Prudente
Semana do MEI começa neste sábado em Prudente com atendimentos, oficinas e serviços de graça
Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos
Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite
Moraes mantém prisão de Braga Netto
Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025
Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos
Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos
São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso
Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba
Compartilhe