O setor de serviços cresceu nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, tanto em volume, quanto em receita nominal. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Serviços, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado de janeiro a maio de 2023, o estado aumentou os serviços em 1,6% em relação a 2022, contribuindo para o resultado positivo. Já a receita nominal cresceu 7,9% no período analisado.
O setor de serviços é subdividido em cinco categorias. O maior aumento de volume, de 4,8%, foi registrado nos serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação); seguido por 2,4% de aumento nos serviços de informação e comunicação; 1,3% nos serviços profissionais, administrativos e complementares (como turismo) e nos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. A categoria outros, que engloba esgoto, atividades financeiras e imobiliárias, teve queda de 1,2%.
Quando se avalia a receita nominal, todas as categorias cresceram. De acordo com o IBGE, o turismo teve um grande destaque nos serviços neste começo de ano tanto no país quanto no estado. No acumulado de janeiro a maio de 2023, o agregado especial de atividades turísticas expandiu 7,4% no estado em relação ao mesmo período de 2022.
Empregos
Segundo a Fundação Seade, o resultado está relacionado ao aumento da criação de vagas de carteira assinada no setor de serviços em 2023. Das 240 mil novas vagas criadas em 2023 (jan-maio), 144 mil foram do setor de serviços – mais de 60% dos postos.
No período, os recordistas de empregos foram os serviços prestados na área de logística, como auxiliar de logística, administrativo e motorista de caminhão, de acordo com a instituição. Outras profissões que aparecem no topo do ranking são faxineiros, cuidadores de idosos, monitores de transporte escolar e cozinheiro geral.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe