A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que uma possível recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo seria um "desastre", contrariando posicionamento de petistas que defendem a manutenção do atual PGR. O mandato de Aras se encerra em setembro e cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um nome para o posto.
"Decepcionante (a defesa de aliados ao PT pela recondução de Aras). E, se isso (a recondução) efetivamente acontecer, ao meu ver, seria um desastre. E eu ficaria extremamente decepcionada", disse em entrevista à jornalista Miriam Leitão na GloboNews nesta quarta-feira, 26.
"Fala alguém que votou, em um primeiro momento, na indicação de Aras, mas votou contra a recondução dele justamente por ver que ele estava fazendo o Ministério Público, que é um órgão de fiscalização e controle da máquina pública, uma gestão de subserviência e de aceno político ao presidente de plantão", disse.
Aras foi indicado ao cargo duas vezes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Na primeira, em 2019, Aras foi aprovado por 68 votos a 10 no Senado Federal; na segunda tentativa, o placar foi de 55 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção.
Como mostrou o Estadão, Aras tem virado alvo de críticas cada vez mais duras dos setores que não concordam com sua recondução ao cargo, principalmente por sua inércia diante de denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e na suposta omissão durante a pandemia de covid-19.
O procurador, entretanto, tem recebido apoio na sua campanha de recondução de membros dentro do PT como os de seus conterrâneos: o ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Na tentativa de se manter no cargo, Aras tem feito semanalmente em seu canal no YouTube, desde o início de junho, uma série de vídeos intitulada "Principais resultados da gestão de Augusto Aras à frente do MPF". A estratégia, entretanto, não tem obtido o resultado esperado ao conquistar a atenção do público, já que seus vídeos dificilmente passam de 100 visualizações.
Pré-venda de ingressos para “Chaves: A Exposição” já está disponível em shopping de Rio Preto
Diretriz para tratar obesidade aborda uso racional de remédios
Idosos são os mais atingidos por infecções do vírus da gripe
Caminhão carregado com celulose tomba em alça de acesso entre rodovias em Araçatuba
Polícia prende líder do tráfico e apreende drogas prontas para distribuição na zona norte de Rio Preto
Homem morre atropelado ao tentar ajudar com pane em caminhão em Araçatuba
Incêndio em residência deixa seis pessoas feridas em Rio Preto
Homem atropelado em Fernandópolis morre após 11 dias internado em Rio Preto
Polícia Civil prende homem por tráfico interestadual em Buritama
Fábrica clandestina de cosméticos é fechada em Araçatuba; homem é preso
Novo Código Disciplinar da Fifa endurece punições em casos de racismo
Mais de 2.500 estudantes do Ensino Médio já foram contratados como estagiários do BEEM
Compartilhe