31/03/2025 • 15:47:16

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Redação - São José do Rio Preto



A compreensão da deficiência visual, os desafios, estratégias de apoio, inclusão e busca por autonomia. Esses são alguns temas das palestras abordadas no simpósio “Caminhos para a Inclusão”, que acontecerá no dia 09 de abril, no Teatro Paulo Moura, em uma realização do Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos Cegos.

O evento é voltado para professores, profissionais da saúde e demais equipes que lidam com a realidade do deficiente visual. Familiares e as próprias pessoas que convivem com a cegueira total ou parcial também são esperados. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis nas redes sociais do Instituto.

As palestras serão divididas em dois momentos, na parte da manhã fica por conta dos convidados, já na parte da tarde é o momento dos profissionais que fazem parte da equipe do Instituto. Atualmente o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores atende mais de 300 alunos de todas as 103 cidades da região de São José do Rio Preto, sem custo para alunos e usuários.

PALESTRAS

A lista de palestrantes conta com os nomes dos médicos Leonardo Beraldo, Soraya Pereira, Fabiana Contrin e o advogado Marcelo Lavezo.

O Dr. Leonardo Beraldo, membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, vai falar sobre “O Mundo Sem Visão: Entendendo a Deficiência Visual e Suas Diversas Faces”.

A Dra. Soraya Pereira, médica e coordenadora da residência em medicina da família e comunidade, apresenta o tema “Do primeiro contato ao cuidado integral: A importância da porta de entrada no SUS – guias de referência e contrarreferência”.

A fonoaudióloga Fabiana Contrin trata “O processo da fala quando não temos a visão”, com toda sua experiência em fonoaudiologia materno infantil.

O Dr. Marcelo, advogado especialista em Direito Empresarial-Tributário, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, atuante na área da Saúde, apresentará sua palestra sobre os “Direitos e deveres da pessoa com deficiência”.

Da casa, terão espaço de fala os palestrantes Júlia Ramos, psicóloga, a fisioterapeuta Regiane Pires, o educador físico Cássio Gonçalves, a pedagoga Milena Bertoni, a psicopedagoga Patrícia Andrade, e o Professor de Informática e Tecnologias para deficientes visuais e baixa visão Rodolfo da Cunha.

Alguns dos temas discutidos no período da tarde são os “Desafios Emocionais e Estratégias de Apoio”, “Orientação e Mobilidade - A descoberta da autonomia”, “Superando Limites: O Impacto do Esporte Paralímpico na Inclusão e Transformação Social”, “O Papel da Educação na Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual – AFV/ Estimulação Precoce”, “Sistema Braille e o aprendizado de crianças e adultos”, “Inovações em Tecnologias Assistivas: Potencializando a Autonomia da Pessoa com Deficiência Visual”.

SERVIÇO

Simpósio Caminhos para a Inclusão - A Deficiência Visual e as Estratégias de Reabilitação

Data: 09 de abril (quarta-feira) Horário: às 9h

Local: Teatro Paulo Moura (Av. Duque de Caxias, 3900 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001) 

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos

GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha

Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente

Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados