A compreensão da deficiência visual, os desafios, estratégias de apoio, inclusão e busca por autonomia. Esses são alguns temas das palestras abordadas no simpósio “Caminhos para a Inclusão”, que acontecerá no dia 09 de abril, no Teatro Paulo Moura, em uma realização do Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos Cegos.
O evento é voltado para professores, profissionais da saúde e demais equipes que lidam com a realidade do deficiente visual. Familiares e as próprias pessoas que convivem com a cegueira total ou parcial também são esperados. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis nas redes sociais do Instituto.
As palestras serão divididas em dois momentos, na parte da manhã fica por conta dos convidados, já na parte da tarde é o momento dos profissionais que fazem parte da equipe do Instituto. Atualmente o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores atende mais de 300 alunos de todas as 103 cidades da região de São José do Rio Preto, sem custo para alunos e usuários.
PALESTRAS
A lista de palestrantes conta com os nomes dos médicos Leonardo Beraldo, Soraya Pereira, Fabiana Contrin e o advogado Marcelo Lavezo.
O Dr. Leonardo Beraldo, membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, vai falar sobre “O Mundo Sem Visão: Entendendo a Deficiência Visual e Suas Diversas Faces”.
A Dra. Soraya Pereira, médica e coordenadora da residência em medicina da família e comunidade, apresenta o tema “Do primeiro contato ao cuidado integral: A importância da porta de entrada no SUS – guias de referência e contrarreferência”.
A fonoaudióloga Fabiana Contrin trata “O processo da fala quando não temos a visão”, com toda sua experiência em fonoaudiologia materno infantil.
O Dr. Marcelo, advogado especialista em Direito Empresarial-Tributário, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, atuante na área da Saúde, apresentará sua palestra sobre os “Direitos e deveres da pessoa com deficiência”.
Da casa, terão espaço de fala os palestrantes Júlia Ramos, psicóloga, a fisioterapeuta Regiane Pires, o educador físico Cássio Gonçalves, a pedagoga Milena Bertoni, a psicopedagoga Patrícia Andrade, e o Professor de Informática e Tecnologias para deficientes visuais e baixa visão Rodolfo da Cunha.
Alguns dos temas discutidos no período da tarde são os “Desafios Emocionais e Estratégias de Apoio”, “Orientação e Mobilidade - A descoberta da autonomia”, “Superando Limites: O Impacto do Esporte Paralímpico na Inclusão e Transformação Social”, “O Papel da Educação na Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual – AFV/ Estimulação Precoce”, “Sistema Braille e o aprendizado de crianças e adultos”, “Inovações em Tecnologias Assistivas: Potencializando a Autonomia da Pessoa com Deficiência Visual”.
SERVIÇO
Simpósio Caminhos para a Inclusão - A Deficiência Visual e as Estratégias de Reabilitação
Data: 09 de abril (quarta-feira) Horário: às 9h
Local: Teatro Paulo Moura (Av. Duque de Caxias, 3900 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001)
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação
Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto
Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada
Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber
Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril
Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana
Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias
Prefeitura de Prudente realiza mutirão de saúde da mulher neste sábado
Com setor em alta, Festa do Cacau apresenta o melhor do chocolate de SP
Sitiante é autuado por destruição de vegetação nativa em Nova Guataporanga (SP)
Compartilhe