04/10/2024 • 10:17:55

Terceiro trimestre de 2024 registra aumento recorde de violência política no Brasil

ESTADÃO CONTEÚDO

O terceiro trimestre de 2024, marcado pela reta final das pré-campanhas e pelo período eleitoral das disputas municipais, registrou 323 casos de violência contra políticos no Brasil, tornando-se o mais violento dos últimos cinco anos, segundo o Observatório de Violência Política e Eleitoral da Unirio.

O estudo, iniciado em 2019, mostra que o número de casos de violência no período eleitoral deste ano superou os 236 registros do mesmo período em 2020. Neste ano, 242 dos episódios foram de violência física e psicológica, com outras 81 ocorrências envolvendo violência semiótica, econômica e sexual. Com os novos dados, o total de casos de violência política em 2024 já chega a 510.

São Paulo foi o estado com mais registros, somando 58 casos, incluindo três homicídios de figuras políticas. O estado do Rio de Janeiro, com 42 ocorrências, e Ceará, com 23, seguem na lista de maior violência política durante o trimestre.

A ameaça foi o tipo de violência mais recorrente no levantamento, com 80 registros, enquanto 79 casos de agressão física foram catalogados, incluindo brigas entre políticos em sessões plenárias e atos eleitorais que viralizaram nas redes sociais.

A crescente violência no cenário político acendeu o alerta de autoridades. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou a criação de um Observatório Permanente Contra a Violência Política, com o objetivo de investigar e combater esses episódios.

Especialistas apontam que o resgate do diálogo cívico e o combate à retórica de ódio são fundamentais para frear a escalada de violência e garantir a integridade do processo democrático no País.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados