O circuito interno de câmeras do Palácio do Planalto flagrou um grupo de homens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dando risadas e mexendo em celulares enquanto golpistas invadiam o prédio, no dia 8 de janeiro. As imagens fazem parte das mais de 500 horas de gravação divulgadas no sábado (22), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas cenas, é possível ver quando os militares entram no Anexo 1 do Palácio do Planalto, às 16h25. São onze homens, que chegam com capacetes e escudos. Nos minutos seguintes, o grupo é visto rindo, conversando, vendo vídeos no celular e até tirando fotos.
[video]
Antes disso, às 15h11, uma outra câmera mostra um desses militares abandonando a tropa e entrando no prédio principal do Palácio do Planalto. Ele parece sentir os efeitos do gás lacrimogêneo. Pouco mais de uma hora depois, esse mesmo homem é visto nas imagens do Anexo 1, dando risadas e assistindo a vídeos no celular.
Às 16h35, no Anexo 1, três integrantes da Força Nacional passam apressados, junto a um cão farejador. A tropa do GSI observa a movimentação, mas rapidamente volta para a conversa descontraída. Alguns sentam, retiram os capacetes e deixam o escudo de lado.
Um Fiat Doblô estaciona na portaria do Anexo 1 às 17h11. Neste momento, o grupo começa a se movimentar para retirar caixas de dentro do carro. Um homem, de camiseta azul e calça caqui, dá orientações para os militares, que recolocam os capacetes e escudos e saem em direção à Ala A.
Às 17h14 só restam os funcionários da portaria no Anexo 1.
A invasão de golpistas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, voltou a repercutir após imagens do circuito interno do Planalto serem divulgadas pela CNN Brasil. Elas mostravam o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, circulando no prédio durante o ataque. Após a revelação, na quarta-feira (19), G-Dias pediu demissão.
(SBT News)
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe