O circuito interno de câmeras do Palácio do Planalto flagrou um grupo de homens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dando risadas e mexendo em celulares enquanto golpistas invadiam o prédio, no dia 8 de janeiro. As imagens fazem parte das mais de 500 horas de gravação divulgadas no sábado (22), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas cenas, é possível ver quando os militares entram no Anexo 1 do Palácio do Planalto, às 16h25. São onze homens, que chegam com capacetes e escudos. Nos minutos seguintes, o grupo é visto rindo, conversando, vendo vídeos no celular e até tirando fotos.
[video]
Antes disso, às 15h11, uma outra câmera mostra um desses militares abandonando a tropa e entrando no prédio principal do Palácio do Planalto. Ele parece sentir os efeitos do gás lacrimogêneo. Pouco mais de uma hora depois, esse mesmo homem é visto nas imagens do Anexo 1, dando risadas e assistindo a vídeos no celular.
Às 16h35, no Anexo 1, três integrantes da Força Nacional passam apressados, junto a um cão farejador. A tropa do GSI observa a movimentação, mas rapidamente volta para a conversa descontraída. Alguns sentam, retiram os capacetes e deixam o escudo de lado.
Um Fiat Doblô estaciona na portaria do Anexo 1 às 17h11. Neste momento, o grupo começa a se movimentar para retirar caixas de dentro do carro. Um homem, de camiseta azul e calça caqui, dá orientações para os militares, que recolocam os capacetes e escudos e saem em direção à Ala A.
Às 17h14 só restam os funcionários da portaria no Anexo 1.
A invasão de golpistas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, voltou a repercutir após imagens do circuito interno do Planalto serem divulgadas pela CNN Brasil. Elas mostravam o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, circulando no prédio durante o ataque. Após a revelação, na quarta-feira (19), G-Dias pediu demissão.
(SBT News)
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe