03/08/2023 • 16:41:25

UE aplica novas sanções a Belarus por violações aos direitos humanos

ESTADÃO CONTEÚDO

A União Europeia (UE) divulgou novas sanções a 38 indivíduos e 3 empresas de Belarus, acusados de violações dos direitos humanos e repressão da sociedade civil, além de apoiar a Rússia na guerra da Ucrânia.

As sanções são direcionadas a agentes penitenciários que, segundo a UE, torturaram detentos, incluindo presos políticos e opositores ao governo do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, e a membros do poder judiciário que são acusados de condenar e prender opositores e jornalistas.

Empresas estatais também foram afetadas pelas sanções. Segundo o comunicado da UE, elas penalizaram e demitiram funcionários que participaram de greves e protestos. A estatal de petroquímicos Belneftekhim, uma das maiores do país, que apoia o governo, também foi listada.

Com as restrições, pessoas e empresas listadas tiveram suas ações congeladas, e empresas e moradores da Europa não podem fornecer fundos a elas. As sanções também banem viagens ao território da UE.

As medidas também proíbem a exportação de bens de tecnologia, semicondutores, armamento, e outros tipos de equipamentos à Belarus devido ao apoio do país ao Putin.

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba

Dois morrem após queda de avião em Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados