28/04/2023 • 11:55:23

Um dos jornais mais antigos do mundo deixará de ser impresso

DEUTSCHE WELLE BRASIL



A edição impressa do jornal austríaco Wiener Zeitung, fundado em 1703, deixará de existir, após uma decisão tomada pelo Parlamento da Áustria em votação nesta quinta-feira (27/04). 

A publicação – que com seus 320 anos de história afirma ser o jornal diário mais antigo do mundo ainda em circulação – reportou de tudo, desde artigos sobre um jovem Mozart até a abdicação efetiva do último imperador dos Habsburgos, além das duas Guerras Mundiais.

Fundado com o nome de Wiennerisches Diarium e rebatizado em 1780, o Wiener Zeitung pertence ao Estado austríaco desde 1857. Embora seja conhecido por sua qualidade jornalística e seus pontos de vista politicamente independentes, ele atua também como diário oficial e publica informações sobre empresas austríacas.

Nesta quinta-feira, o Parlamento austríaco aprovou uma nova lei que não exige mais que tais anúncios sejam publicados na edição impressa do jornal, cortando assim sua principal fonte de financiamento.

"Não é papel da república administrar e financiar um jornal diário", dissera em 2021 o então chanceler federal da Áustria, Sebastian Kurz, quando as mudanças vieram à tona pela primeira vez.

"FIM POR LEI"

Em um artigo publicado no dia da votação, intitulado "Fim por lei", o Wiener Zeitung disse que a nova decisão tem potencial de destruir sua capacidade de produzir jornalismo.

O jornal manterá seu portal de notícias na internet, com a possibilidade de publicações mensais em papel "dependendo das verbas disponíveis".

Funcionários e leitores realizaram vários protestos do lado de fora do Parlamento em Viena para expressar oposição ao fim da edição impressa. "Ninguém sabe qual será o futuro da publicação e se ela fará um jornalismo rigoroso", lamenta Mathias Ziegler, vice-editor-chefe do jornal.

Quase metade de seus 200 funcionários, 40 deles jornalistas, pode ser demitida com o fim da versão impressa, estimam sindicatos.

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos

Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região

Shopping de Araçatuba promove evento com Coelho da Páscoa

Oeste e Noroeste Paulista ganham reforço no combate à dengue com apoio federal

Parceria entre Prefeitura e Câmara vai manter transporte coletivo em Araçatuba

Laudo aponta causa da morte de menina de seis anos em Buritama

Ecopontos de Araçatuba passam a funcionar 24 horas por dia

Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados