O União Brasil reforçou nesta quarta-feira (12/6) "total apoio" ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, integrante do partido, após ele ser indiciado pela Polícia Federal (PF). A legenda, por meio de nota da Executiva Nacional, diz que não admitirá "pré-julgamentos" e defende que o princípio da presunção de inocência e o devido processo legal sejam "rigorosamente respeitados".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou desconforto com o indiciamento, mas avisou a seus auxiliares que precisa ouvir as lideranças do União Brasil para selar o destino do ministro.
Juscelino foi indiciado após a PF finalizar as investigações sobre desvio de verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) - caso revelado pelo Estadão em janeiro de 2023. A corporação imputa ao ministro supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
"É importante esclarecer que essa investigação não tem relação direta com a atuação de Juscelino Filho como ministro das Comunicações. Curiosamente, ela teve início após sua nomeação para o primeiro escalão do Governo Federal, o que levanta suspeitas sobre uma possível atuação direcionada e parcial na apuração", afirma o União Brasil, na nota.
A sigla fala em "vazamentos seletivos" e "descontextualizados" sobre Juscelino e diz que investigações semelhantes no passado levaram a "condenações injustas". Mesmo que o caso não tenha sido citado pelo União Brasil na nota, o próprio Lula foi condenado pela Operação Lava Jato, mas teve os processos anulados posteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
"O União Brasil reforça seu total apoio ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, diante do indiciamento por parte da Polícia Federal. Suspeitas são apenas suspeitas, e o partido não vai admitir pré-julgamentos ou condenações antecipadas sobre o ministro. Indiciamento não deve significar culpa, e o princípio da presunção de inocência e o devido processo legal devem ser rigorosamente respeitados", afirma o União Brasil, na nota.
O partido afirma que Juscelino é "um dos grandes quadros políticos do partido e do País" e que o trabalho dele no ministério tem sido reconhecido pelos setores da Radiodifusão e de Telecomunicações. "O União Brasil reafirma seu apoio ao ministro Juscelino Filho e sua confiança na Justiça, o único órgão competente para julgar", diz outro trecho da nota.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe