A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) informou que as atividades dos centros socioeducativos de Presidente Bernardes e de Mirassol, no interior de SP, serão desativadas no fim do mês de março. O motivo, de acordo com a instituição do Governo de São Paulo, é porque os núcleos estão operando abaixo de suas capacidades.
A unidade de Presidente Bernardes acolhe cerca de 30 adolescentes infratores, para uma capacidade de 64 vagas. Já Mirassol, está com 29 jovens, para uma capacidade de 48 vagas.
Segundo a Fundação, os adolescentes serão transferidos para outros centros das duas regiões. Uma verba de transportes está disponível para os familiares.
O fechamento já foi discutido em uma audiência pública na Câmara Municipal de Presidente Bernardes. Vários segmentos da sociedade demonstraram revolta e destacaram a importância do trabalho socioeducativo realizado com os adolescentes infratores. No Noroeste paulista, também houve muita indignação com o anúncio do fechamento da unidade em Mirassol, na região Metropolitana de São José do Rio Preto.
“Somos contrários aos fechamentos dos centros em todas as localidades. Como o governo do Estado e o presidente da Fundação Casa estiveram trazendo, isso terá consequências gravíssimas aos trabalhadores, nos quais eles vão ter que laborar 300 quilômetros de suas casas para trabalhar, tendo que mudar e alterar as suas vidas”, afirmou Aline Salvador Luz, que representa o Sindicato dos Servidores da Fundação Casa.
Por meio de nota, a Fundação informou que, com relação aos servidores, como todos são concursados, terão a opção de trabalhar em outros centros socioeducativos da região, ou, se preferirem, em outra região do Estado.
Em todo o estado de São Paulo, a Fundação Casa atende 4.675 adolescentes. Total de vaga disponível é de 6.289. A título de comparação, em fevereiro de 2019, a Instituição atendeu mais de 8 mil adolescentes em todo estado.
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Compartilhe