29/08/2023 • 14:30:00

Unimed Araçatuba debate amamentação em simpósio

DA REDAÇÃO



Unimed de Araçatuba, realizou na última sexta-feira (25), o 1º Simpósio em Amamentação, balizado pelo tema mundial “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e país que trabalham”, que reuniu mais de 200 profissionais e acadêmicos da área da saúde da cidade de Araçatuba e região, no auditório Papa Francisco no UniSalesiano.

Estavam presentes também o vice-presidente da Unimed de Araçatuba, Dr. Rodrigo Protte Pedro, a gerente administrativa hospitalar, Marilena Ninomyia e o coordenador da Linha Materno Infantil do Hospital Unimed de Araçatuba, Dr. Márcio Pimenta, que realizaram a abertura oficial.

O evento foi em celebração ao agosto dourado, mês que reforça a luta pelo incentivo à amamentação e realiza ações de conscientização, bem como, o esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A programação contou com palestras sobre “O que o profissional de saúde deve saber sobre o aleitamento materno” e “Aleitamento materno na prática: auxiliando mães no pós-parto e fase de puerpério”, ministradas pela obstetriz é consultora internacional em amamentação (International Board Certified Lactation Consultant), Ana Schimidt Garbulho, que também e especialista em cuidado materno infantil.

Já com a temática “Possibilitando a amamentação e fazendo a diferença para mães que trabalham”, a médica pediatra e representante da linha materno infantil do Hospital Unimed de Araçatuba, Dra. Francila Maziero, apresentou alternativas fundamentais para a continuidade da amamentação após o retorno as atividades profissionais.

Por fim, a advogada da Unimed de Araçatuba, Dra. Rebeca Soccio Nogueira Fabris, falou sobre “Retorno ao trabalho e amamentação: direitos e possibilidades”, onde abordou que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), prevê o direito as mulheres, após a licença maternidade, pausas programadas durante a jornada de trabalho com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção. Neste sentido, o direito de amamentar é garantido às mães adotantes ou que estiverem no processo de adoção, desde que já tenha sido deferida a guarda provisória.

Para o vice-presidente da instituição, o propósito do Simpósio é realizar discussão de temas relevantes, a partir de evidências científicas atualizadas, no que diz respeito às questões relacionadas ao aleitamento humano.

“Os assuntos que serão abordados hoje, visam abranger conceitos de diversidade, equidade, qualidade e segurança na assistência às famílias que vivenciam o processo de aleitamento, a fim de subsidiar os profissionais atuantes nessa área”, comenta Rodrigo Protte Pedro, vice-presidente da Unimed de Araçatuba.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados