A Unimed Araçatuba, por meio de sua Comissão Social Interna, promoveu uma importante ação no SAIC (Serviço de Acolhimento Familiar para Crianças e Adolescentes), casa de acolhimento feminina em Araçatuba. O espaço, que acolhe crianças em situação de abandono ou negligência, ganhou uma reforma abrangente em dois ambientes, com o objetivo de proporcionar um espaço mais seguro, acolhedor e adequado às necessidades das crianças atendidas.
O SAIC atende atualmente oito crianças de 0 a 12 anos, que são encaminhadas judicialmente enquanto os pais passam por processos de reabilitação para reintegração familiar ou, em casos extremos, para adoção. A ação contou com a parceria da Atrio Arquitetura, que, por meio dos arquitetos e urbanistas Caroline Nascimento Silva, Paulo Ricardo Francisco Lopes e Karen Gisely Ferreira, idealizou e doou o projeto de reforma. Entre as melhorias, destacam-se a criação de dois novos ambientes: uma sala de TV e uma brinquedoteca multifuncional, que também poderá ser utilizada como sala de estudos.
MELHORIAS REALIZADAS
As intervenções realizadas abrangeram uma ampla gama de melhorias, focando tanto no conforto quanto na funcionalidade do espaço, com o objetivo de criar um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades das crianças atendidas.
A reforma incluiu a instalação de drywall, que ajudou a otimizar a distribuição do espaço e a criar áreas mais amplas e bem iluminadas. As paredes receberam uma pintura temática, transformando o ambiente em um local mais alegre e estimulante, adequado ao público infantil.
Além disso, novos móveis foram cuidadosamente escolhidos, combinando praticidade e conforto, e itens de marcenaria exclusivos foram instalados para otimizar o uso dos espaços e oferecer mais organização. A iluminação foi aprimorada, garantindo uma luminosidade suave e agradável, essencial para um ambiente que promove bem-estar.
A decoração foi pensada com muito carinho, incluindo quadros coloridos, prateleiras, nichos e tapetes de EVA, tudo para estimular o desenvolvimento das crianças e tornar o ambiente mais dinâmico e confortável.
Vasos decorativos e cortinas foram colocados para adicionar um toque de suavidade e aconchego aos ambientes, criando um espaço visualmente agradável. O piso foi completamente readequado em todos os ambientes, garantindo mais segurança e conforto, especialmente nos quartos das crianças e na sala administrativa.
Essa reestruturação também visa proporcionar um ambiente adequado para atividades lúdicas e de estudo. O investimento total realizado na reforma foi de aproximadamente R$ 30.000,00, refletindo o empenho em criar um espaço que ofereça um suporte emocional e psicológico adequado para as crianças, promovendo sua recuperação e bem-estar.
CERIMÔNIA DE ENTREGA
A cerimônia de entrega do novo espaço contou com a presença de autoridades e lideranças, incluindo o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Flávio Garbelini, o diretor-superintendente, Dr. Rodrigo Protte Pedro, e o CEO, Marcos Bacelar. Também participaram o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Joel Furlan, a vice-prefeita de Araçatuba, Maria Ionice Vieira Zucon, representando o prefeito Lucas Zanatta, a primeira-dama, Priscila Zanatta, a secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lenice Freitas Santos e a dirigente administrativa do SAIC feminino, Marcela Silva Flores de Gois.
Durante o evento, o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Flávio Garbelini, destacou a importância da iniciativa: "nosso compromisso vai além da assistência médica. Queremos impactar positivamente a sociedade, oferecendo acolhimento e dignidade para quem mais precisa. Este projeto reflete nosso propósito de cuidar das pessoas em todos os aspectos da vida. Com essa ação, a Unimed Araçatuba reafirma seu compromisso com a responsabilidade social, promovendo um impacto positivo na comunidade e oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para as crianças que mais necessitam de proteção", enfatiza o executivo.
Hospital Unimed Araçatuba realiza ação para alertar sobre riscos da radiação em exames de imagem
62% não buscam médico no País quando precisam, diz pesquisa
Morre Antonio Cesar Salibe, fundador da Udop, em Araçatuba
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Vacina do HPV está disponível dos 9 aos 19 anos e terá campanha reforçada
Capital registra queda de 13% nas mortes no trânsito em março
São Paulo apresenta primeiro túnel imerso do Brasil entre Santos e Guarujá
Após derrota do Botafogo, telefone de John Textor é vazado e torcedores cobram saída de técnico
Seleção feminina disputa amistosos com o Japão
Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031
Taekwondo paralímpico: Brasil encerra torneio em Taiwan com 4 medalhas
Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil
Compartilhe