Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), realizado durante a Semana Nacional de Trânsito, revelou que o uso do celular ao volante continua sendo uma das infrações mais comuns entre os motoristas paulistas. Das mais de 2,3 milhões de multas aplicadas pelo órgão entre janeiro e agosto de 2024, mais de 167 mil foram por infrações relacionadas ao uso do telefone celular durante a condução. No mesmo período de 2023, o número de multas foi de 1,9 milhão, com mais de 149 mil relacionadas ao uso do celular ao volante.
Entre as infrações, os motoristas foram flagrados manuseando, segurando ou utilizando o telefone celular enquanto dirigiam. O uso do aparelho compromete a atenção e os reflexos dos condutores, aumentando o risco de acidentes de trânsito. Quando o motorista é flagrado segurando ou manuseando o celular, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se o condutor estiver utilizando o celular de outra forma, como no viva-voz, Bluetooth ou no ouvido, a infração é média, com multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na CNH.
OUTRAS MULTAS
Além do uso do celular, o levantamento do Detran-SP apontou outras infrações recorrentes nas rodovias e ruas do estado. O órgão registrou 805.850 multas por falta de registro do veículo em até 30 dias após a transferência de propriedade e 313.251 multas para veículos não licenciados. Outra infração comum foi não usar o cinto de segurança, que resultou em 131.030 multas.
Em 2023, os números de janeiro a agosto também indicaram um cenário semelhante. As infrações mais comuns foram a falta de registro de veículos após transferência de propriedade, com 698.995 multas, e condução de veículos sem o devido licenciamento, com 304.652 multas. Já o uso do celular ao volante, somando as três modalidades de infração (manuseio, segurar e utilizar), totalizou 149.484 multas no mesmo período.
As autoridades reforçam que o uso do celular ao dirigir é uma das principais causas de desatenção e pode aumentar significativamente o risco de acidentes, colocando em risco tanto o motorista quanto os demais usuários das vias.
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Iza posta look para o Grammy Latino em Miami
Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado
Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente
Compartilhe