30/09/2024 • 16:06:30

Uso do celular ao volante ainda é uma das infrações mais comuns em São Paulo, aponta levantamento do Detran-SP

AGÊNCIA SP



Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), realizado durante a Semana Nacional de Trânsito, revelou que o uso do celular ao volante continua sendo uma das infrações mais comuns entre os motoristas paulistas. Das mais de 2,3 milhões de multas aplicadas pelo órgão entre janeiro e agosto de 2024, mais de 167 mil foram por infrações relacionadas ao uso do telefone celular durante a condução. No mesmo período de 2023, o número de multas foi de 1,9 milhão, com mais de 149 mil relacionadas ao uso do celular ao volante.

Entre as infrações, os motoristas foram flagrados manuseando, segurando ou utilizando o telefone celular enquanto dirigiam. O uso do aparelho compromete a atenção e os reflexos dos condutores, aumentando o risco de acidentes de trânsito. Quando o motorista é flagrado segurando ou manuseando o celular, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se o condutor estiver utilizando o celular de outra forma, como no viva-voz, Bluetooth ou no ouvido, a infração é média, com multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na CNH.

OUTRAS MULTAS

Além do uso do celular, o levantamento do Detran-SP apontou outras infrações recorrentes nas rodovias e ruas do estado. O órgão registrou 805.850 multas por falta de registro do veículo em até 30 dias após a transferência de propriedade e 313.251 multas para veículos não licenciados. Outra infração comum foi não usar o cinto de segurança, que resultou em 131.030 multas.

Em 2023, os números de janeiro a agosto também indicaram um cenário semelhante. As infrações mais comuns foram a falta de registro de veículos após transferência de propriedade, com 698.995 multas, e condução de veículos sem o devido licenciamento, com 304.652 multas. Já o uso do celular ao volante, somando as três modalidades de infração (manuseio, segurar e utilizar), totalizou 149.484 multas no mesmo período.

As autoridades reforçam que o uso do celular ao dirigir é uma das principais causas de desatenção e pode aumentar significativamente o risco de acidentes, colocando em risco tanto o motorista quanto os demais usuários das vias.

Hospital Unimed Araçatuba realiza primeira captação de órgãos de 2024

Pesquisa aponta Danilo Scarpelli na liderança pela prefeitura de Nova Aliança

Rodrigo Ortunho lidera pesquisa em Fernandópolis; Cantarella assume segundo lugar

Transporte público será de graça no dia da eleição em Rio Preto

Motociclista de 48 anos morre atingida por caminhão em Prudente

PM prende cinco homens por roubo de caminhões e extorsão em Martinópolis

Terceiro trimestre de 2024 registra aumento recorde de violência política no Brasil

Prefeitura de Araçatuba oferece ônibus de graça no domingo de eleição, com linhas extras para áreas rurais

Eleitores de Prudente terão ônibus de graça no domingo para votar

Cuidadora é investigada por suspeita de roubar dinheiro de idosa

Polícia Federal deflagra, nesta sexta-feira (04), operação Erro de Tipo II

Em comemoração ao Dia das Crianças, Acirp promove festival 'Arte na Praça' neste sábado (05)

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados