O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a enfatizar a liderança da Universidade de São Paulo (USP) em um estudo para produzir hidrogênio verde a partir de etanol. Criticou, no entanto, o fato de a Petrobras não participar do projeto.
"A Petrobras ficou de fora do projeto de hidrogênio verde. Já conversei com o Jean Paul Prates (presidente da estatal). Não usamos o fundo verde para aquilo que de mais moderno há no País. Às vezes, o Estado brasileiro se omitiu para nos colocar na liderança da transformação ecológica no mundo", disse o ministro durante o 7º Fórum Nacional de Controle, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O evento deste ano tem como tema "Desenvolvimento Sustentável e o Controle".
Para o ministro, o Brasil tem uma dúzia de bons projetos verdes. "Tem uma quantidade enorme de oportunidades a serem aproveitadas Eu sequer tinha notícia do climate scanner", disse em referência a uma ferramenta do TCU que será lançada durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Haddad argumentou que a presidência brasileira do G20 e a COP30, em Belém, no Pará, sejam usadas como uma vitrine dos projetos que ocorrem no País. "Podemos dar visibilidade mundial para o que está sendo feito aqui com efeitos externo e interno", afirmou. "Não temos ainda alinhamento em torno disso no Brasil. Ainda estamos remando, envolvendo as pessoas", continuou.
O ministro comentou que há 20 anos havia a dúvida sobre se a agenda de sustentabilidade colidia com o desenvolvimento. "A humanidade amadureceu, e também pela dor. Nós é que vamos pagar preço por agredir a natureza, sobretudo os pobres", previu. A situação, de acordo com ele, no entanto, pode ser evitada. E mais: o País poderia aproveitar o momento para fazer dessas questões fonte de geração de emprego e de cidadania.
Haddad ainda agradeceu a parceria do TCU, citando nominalmente discussões em torno de mudanças no Carf e da reforma tributária. "Tem sido inestimável o TCU para uma agenda de modernidade da máquina pública", elogiou. Participam do evento os ministros Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão), Marina Silva (Meio Ambiente), Jorge Messias (AGU) e Augusto Nardes (TCU).
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe