Pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil têm até o dia 10 de maio para se inscrever no Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros, que disponibilizará 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais.O aporte tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
As bolsas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.
“Nosso objetivo com esse programa é contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutores negros, aumentando as chances de diversificação racial e de gênero dos docentes não só na USP, mas em todas as universidades brasileiras”, explicou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna.
Serão selecionados projetos que visem à ampliação e à ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionados a todas as áreas do conhecimento. A seleção de bolsistas será feita mediante avaliação do Plano de Trabalho, por mérito acadêmico, pela contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e avanço do conhecimento em sua área de incidência, e por avaliação curricular/experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto.
O bolsista também receberá um valor adicional de 10% do valor da bolsa referente à reserva técnica, que poderá ser utilizado em pagamento de diárias e passagens aéreas, participação em eventos, publicação de artigos e compra de material de consumo para pesquisa.
A inscrição pode ser feita até o dia 10 de maio, com o preenchimento do formulário on-line e envio do currículo Lattes atualizado, fotografia recente, autodeclaração racial, projeto de pesquisa e plano de trabalho. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Primeiro edital
Esta não é a primeira iniciativa desse tipo na Universidade. Em setembro do ano passado, foi lançado um edital direcionado exclusivamente a pós-doutorandas negras, que despertou o interesse de pesquisadoras de todo o País. Ao todo, 268 projetos foram inscritos e três foram selecionados.
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na contramão da Marechal Rondon
AEA vira jogo em casa e fica a um empate do acesso à Série A3 do Paulista
Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros
Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares
Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba
Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba
Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba
Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril
Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes
Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde
Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril
Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo
Compartilhe