04/05/2023 • 15:01:25

Vacina da covid: SP vai ampliar bivalente para maiores de 18 anos

ESTADÃO CONTEÚDO



Todas as pessoas acima de 18 anos poderão receber a vacina bivalente da Pfizer na cidade de São Paulo a partir do próximo sábado, 6, divulgou a Secretaria Municipal de Saúde. Por enquanto, apenas pessoas acima de 40 anos estão recebendo o imunizante na capital paulista.

Desde 24 de abril, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacina bivalente da covid-19 para toda a população acima de 18 anos no País. No entanto, em razão da disponibilidade de imunizantes, Estados e municípios têm adotado estratégias diferentes. Na capital paulista, tem funcionado por escalonamento de faixas etárias, além de grupos de risco.

Segundo a secretaria, São Paulo recebeu na noite da última terça-feira, 2, mais de um milhão de doses do imunizante que serão distribuídos para as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Desta forma, foi possível ampliar a imunização para outras faixas etárias.

"A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada para quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida", disse.

A pasta reforça ainda que é importante que o grupo prioritário elegível, principalmente os idosos, procurem as unidades para receber a vacina para prevenir as formas graves da doença. Diante da confirmação do primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid-19, conhecida como Arcturus, na cidade de São Paulo, na segunda-feira, 1º, especialistas, assim como as autoridades, têm destacado a importância de a população manter a vacinação contra o novo coronavírus em dia.

Atualmente, o imunizante está disponível para pessoas acima de 40 anos de idade, além de maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em instituições de longa permanência e funcionários desses equipamentos da cidade, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua. Desde 27 de fevereiro, até o momento, a capital paulista aplicou 1.298.068 doses da vacina.

Campanha de multivacinação

Também no sábado, será realizado o 'Dia D' de multivacinação, com vacinas contra a covid-19, influenza (vírus da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, entre outras, além de ser feita a atualização de carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com imunizantes disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Na ocasião, as UBSs entregarão aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deverá ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado.

Excepcionalmente neste sábado, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, funcionam normalmente das 7h às 19h.

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados