As vendas do comércio varejista caíram 1,3% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou bem abaixo da estimativa mais pessimista colhida pelo Projeções Broadcast, de queda de 0,6%. A projeção mais otimista era alta de 0,4%, e a mediana das estimativas apontava queda de 0,2% nas vendas do varejo de dezembro.
Na comparação com dezembro de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em dezembro de 2023. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 1,5% a 5,5%, com mediana positiva de 2,9%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,7% no ano de 2023 em comparação ao ano anterior. As projeções iam de aumento de 1,6% a 2,1%, com mediana positiva de 1,8%.
Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas caíram 1,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio abaixo do apontado na mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,3%. O intervalo de projeções ia de queda de 0,5% a alta de 1,8%.
Na comparação com dezembro de 2022, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado ficaram estáveis em dezembro de 2023. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação entre 1,5% e 5,7%, com mediana positiva de 3,1%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 2,4% no ano de 2023. As estimativas variavam de alta de 2,3% a 2,9%, com mediana positiva de 2,7%.
Conclave que vai escolher novo papa começa com pedido de união na Igreja
Menino de dois anos morre após receber medicação errada em hospital de Andradina
Shopping Cidade Norte presenteia mães com body splash da We Pink
Trabalho do TH+ SBT Interior recebe reconhecimento da Câmara de Prudente
Emergência climática exigirá cerca de US$ 6 trilhões até 2030
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa
Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média
Cinco bolivianas são presas com mais de 11 quilos de skunk em ônibus na região de Rio Preto
Sete mulheres são flagradas tentando entrar com drogas em presídios da região
UBSs de Rio Preto terão atendimento noturno durante o mês de maio
Boliviana é presa com mais de 11 kg de skunk em ônibus na Raposo Tavares
Compartilhe