O dia 12 de junho marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em Presidente Prudente, a luta contra essa prática também é reconhecida oficialmente, com a criação do Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, estabelecido pela Lei nº 9.365/17, também celebrado nesta data.
Como parte das ações de conscientização, no próximo sábado (14/06) será realizada a “VI Caminhada Contra o Trabalho Infantil: Não leve na brincadeira. Trabalho infantil é ilegal”, com concentração às 9h na Praça da Bandeira e término na Praça 9 de Julho, no Centro.
Ao final do percurso, o público poderá participar de diversas atividades e serviços gratuitos, como vacinação contra gripe, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, higienização e hidratação facial, orientações sobre saúde bucal, atividade física, saúde da gestante, tabagismo e prevenção de acidentes com uso de óculos de simulação de embriaguez.
Também haverá entrega de brindes, distribuição de panfletos, apresentações culturais (música, dança e poesia), além de manifestações de autoridades e representantes da rede de proteção à infância.
O evento é promovido pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região (FPETI-PPR), com apoio do Juizado Especial da Infância e Adolescência da Circunscrição de Presidente Prudente (TRT-15), Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, OAB local, Prefeitura de Prudente (Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação), Conselho Intersindical, Polícia Militar, CMDCA, Conselhos Tutelares, CEREST, SENAC, SEST/SENAT, CAC – Casa do Aprendiz Cidadão, entre outros parceiros.
A caminhada tem como objetivo conscientizar a população sobre os prejuízos do trabalho precoce, que priva a criança da infância, favorece a evasão escolar e compromete seu desenvolvimento futuro. Como reforça o lema da campanha: “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”.
Garantir uma infância protegida, com tempo para brincar, estudar e se desenvolver, é essencial para formar cidadãos preparados e conscientes no futuro — independentemente da classe social.
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Corpos de quatro amigos desaparecidos no Paraná são encontrados em picape enterrada
Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Compartilhe