O dia 12 de junho marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em Presidente Prudente, a luta contra essa prática também é reconhecida oficialmente, com a criação do Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, estabelecido pela Lei nº 9.365/17, também celebrado nesta data.
Como parte das ações de conscientização, no próximo sábado (14/06) será realizada a “VI Caminhada Contra o Trabalho Infantil: Não leve na brincadeira. Trabalho infantil é ilegal”, com concentração às 9h na Praça da Bandeira e término na Praça 9 de Julho, no Centro.
Ao final do percurso, o público poderá participar de diversas atividades e serviços gratuitos, como vacinação contra gripe, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, higienização e hidratação facial, orientações sobre saúde bucal, atividade física, saúde da gestante, tabagismo e prevenção de acidentes com uso de óculos de simulação de embriaguez.
Também haverá entrega de brindes, distribuição de panfletos, apresentações culturais (música, dança e poesia), além de manifestações de autoridades e representantes da rede de proteção à infância.
O evento é promovido pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região (FPETI-PPR), com apoio do Juizado Especial da Infância e Adolescência da Circunscrição de Presidente Prudente (TRT-15), Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, OAB local, Prefeitura de Prudente (Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação), Conselho Intersindical, Polícia Militar, CMDCA, Conselhos Tutelares, CEREST, SENAC, SEST/SENAT, CAC – Casa do Aprendiz Cidadão, entre outros parceiros.
A caminhada tem como objetivo conscientizar a população sobre os prejuízos do trabalho precoce, que priva a criança da infância, favorece a evasão escolar e compromete seu desenvolvimento futuro. Como reforça o lema da campanha: “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”.
Garantir uma infância protegida, com tempo para brincar, estudar e se desenvolver, é essencial para formar cidadãos preparados e conscientes no futuro — independentemente da classe social.
EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA
Frigorífico de Guapiaçu é alvo de operação contra quadrilha suspeita de furtar e abater gado ilegalmente
Família abandona três cães ao fugir após denúncia de abuso sexual em Rio Preto
Filhote de pitbull é furtado em São José do Rio Preto e dono pede ajuda para encontrá-lo
Policial militar sofre acidente e tem parada cardíaca na Marechal Rondon
Homem de 66 anos é morto a facadas dentro de casa em Buritama
Argentino encontrado ferido em rodovia de Iepê morre e corpo será levado para a Argentina
Casal é preso em flagrante por latrocínio em Rio Preto
Mulher atropelada por juiz aposentado morre em hospital de Araçatuba
Presidente Prudente inaugura biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater dengue, Zika e chikungunya
Ciclista atropelada por juiz que dirigia com mulher nua no colo está em estado grave
Compartilhe