24/02/2025 • 15:52:00

Vice-prefeito de Rio Preto pede licença do cargo após acusação de racismo em jogo do Palmeiras

ESTADÃO CONTEÚDO



Fábio Marcondes (PL), vice-prefeito de São José do Rio Preto, pediu licença do cargo após ser acusado de racismo por chamar um segurança do Palmeiras de "macaco velho". O caso ocorreu na área de acesso aos vestiários do Estádio José Maria de Campos Maia, depois da vitória do time alviverde sobre o Mirassol, por 3 a 2, nesse domingo (23). As imagens foram captadas por uma equipe de reportagem da TV TEM e tiveram grande repercussão nas redes sociais.

O vice-prefeito alegou "prescrição médica" para se afastar da função e também pediu exoneração do cargo de secretário de Obras do município. Imagens mostram Marcondes discutindo com um dos funcionários do Palmeiras após a partida. Vestindo uma camisa do Mirassol, ele chama os profissionais de "lixo" por diversas vezes antes de proferir o insulto racista, causando revolta na comissão palmeirense. O diretor de futebol Anderson Barros aparece no vídeo, afirmando que o político seria denunciado.

Segundo Marcondes, os vídeos que circulam nas redes sociais não refletem a totalidade dos fatos e afirma que a confusão teve início após seu filho ser alvo de ofensas. "Afirmo com convicção que jamais tive a intenção de ofender ou prejudicar qualquer indivíduo ou grupo - em especial, o segurança da delegação da Sociedade Esportiva Palmeiras", escreveu Marcondes, em publicação nas redes sociais.

O Palmeiras publicou uma nota oficial após o incidente, repudiando o episódio. "Não toleramos qualquer forma de discriminação e tomaremos todas as providências cabíveis, a começar pelo registro de Boletim de Ocorrência. Que o autor desta inaceitável ofensa racista seja rapidamente identificado e responsabilizado criminalmente", escreveu o clube.

Em nota, o Mirassol afirmou repudiar "quaisquer atos de racismo ou discriminação racial". "A intolerância e o preconceito não têm lugar em nossa sociedade, e é inaceitável que atos dessa natureza possam ocorrer. Defendemos que denúncias sejam apuradas e, caso comprovado qualquer ato de racismo ou injúria racial, que seja punido com os rigores da lei.

[video]

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados