08/05/2023 • 09:04:59

Vídeo mostra idosa de 85 anos amarrada em cadeira

DA REDAÇÃO



Um vídeo, gravado por vizinhos, mostra uma idosa, de 85 anos, com a perna amarrada a uma cadeira, no quintal de uma casa. Ela parece reclamar da violência. Pela janela, uma mulher responde: "todo dia, tu vai ter que aguentar. Já tá um tempão assim". 

As imagens foram divulgadas nas redes sociais e provocaram revolta. Uma equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Ananindeua, região metropolitana de Belém, foi até lá.

[video]

Na residência, estavam dona Maria Aparecida da Luz e a irmã. É ela a mulher que aparece nas imagens conversando com a idosa. No local, foram encontradas as cordas usadas para manter dona Maria presa. Ela foi resgatada e recebeu atendimento médico. Com ferimentos no corpo e desidratada, parecia confusa.

Dona Maria foi levada para um abrigo até que outro parente seja localizado. "A prefeitura vai se responsabilizar, se tornar a guardiã dessa idosa, uma vez que ela não vai ter nenhum parente, a gente não pode devolver lá pra residência em que o direito estava sendo violado", afirma Marisa Lima, secretária de Cidadania e Assistência Social de Ananindeua.  

De acordo com a polícia, a própria irmã confessou que mantinha a vítima amarrada para evitar que a idosa saísse de casa sozinha. A mulher foi indiciada por maus-tratos e violência doméstica baseada na Lei Maria da Penha, já que as duas moram juntas. Vizinhos denunciaram que as agressões aconteciam há pelo menos seis anos. 

Os casos de maus-tratos contra idosos dobraram nos três primeiros meses de 2023, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As queixas resultaram em 202 mil violações, 97% a mais em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Nos três primeiros meses do ano foram 34.243 denúncias registradas, 75% a mais do que no mesmo período do ano passado (19.562).

As queixas resultaram em 202 mil violações, 97% a mais em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

"A física é bastante frequente, qualquer tipo de restrição que essa pessoa sofra. A psicológica também é bem frequente, afetando uma pessoa idosa que já está com uma autoestima mais comprometida. A patrimonial também", diz Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
 

(SBT/News)

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados